ZTE conclui fase de testes de campo mMTC de 5G na China

Author Photo
7:07 pm - 12 de junho de 2017

A ZTE Corporation tornou-se a primeiro empresa a completar o teste de campo de conexões massivas de comunicação entre máquinas (mMTC – massive Machine Type Communications) na segunda fase de testes de 5G na China. O resultado do teste mostrou que o número de terminais conectados aumentou cerca de 600%, atingindo uma densidade equivalente de 10 milhões de conexões simultâneas. Isso significa um grande passo para o futuro da Internet de Todas as Coisas (IoE).

A ZTE utiliza a tecnologia de acesso compartilhado multiusuário (MUSA) para aumentar efetivamente o número de acessos, fornecendo suporte a cenários que envolvem conexões em massa com baixo consumo de energia. Com a introdução de códigos estendidos curtos no campo complexo, a tecnologia MUSA proposta pela ZTE é a única solução multi-acesso da indústria, suportando uma alta sobrecarga e eliminando operações de agendamento, o que aumenta de três a seis vezes o número de conexões. A tecnologia de acesso compartilhado multiusuário elimina o agendamento de recursos e simplifica a sincronização e controle de energia. Além disso, a tecnologia MUSA utiliza a sequência de espectro de propagação avançada e a tecnologia SIC, que simplifica a implementação de terminal e reduz o consumo de energia.

O projeto regional de teste de 5G da China é o maior do mundo e entrou em sua segunda fase – de verificação de solução técnica – em 2017. As condições do local onde os testes são realizados – Huairou, Pequim – incluem 5G NR@Sub-6GHz, 5G NR@mmWave, conexões massivas de comunicação entre máquinas (mMTC) e comunicação ultra-confiável de baixa latência (uRLLC), e estão em total conformidade com os requisitos de teste e de pesquisa que precedem a utilização comercial do 5G em grande escala no futuro. O teste de mMTC é uma parte importante dessa segunda fase de testes de 5G na China. Usando sua estrutura de frame patenteada e a tecnologia MUSA, a ZTE alcançou um nível de liderança na indústria e organizou uma demonstração simbólica para promover tecnologias de 5G em cenários que exigem conexões em massa e de baixo consumo de energia.

Na era do 5G, as conexões em massa e o Big Data estão destinados a se tornar temas-chave, e a Internet das Coisas (IoT) será a principal força motriz para o desenvolvimento do 5G. No futuro, bilhões de terminais móveis com excepcionais poderes de computação e conectividade serão integrados com inovações nos campos como o da robótica, da inteligência artificial (AI) e dos carros autônomos, trazendo um momento de mudanças sem precedentes. O mMTC é um dos três principais cenários de aplicações identificados pelo setor de rádio-comunicação da International Telecommunication Union (ITU-R).

O alcance de uma densidade de um milhão conexões por quilômetro quadrado é um dos indicadores chave do desempenho das redes de 5G, e as conexões em massa representam um grande desafio para as redes de 5G. Em uma rede móvel tradicional, se um grande número de terminais iniciarem serviços simultaneamente, grandes recursos de agendamento e energia serão consumidos. Solucionar esses problemas tornou-se o principal pré-requisito para oferecer suporte a cenários de conexões em massa.

Como membro do núcleo do grupo de promoção do IMT-2020 (5G) na China, a ZTE tem tomado iniciativas na realização de um número de pesquisas técnicas chave e de tarefas de desenvolvimento de produto. A ZTE também tem se encarregado de promover a pesquisa e a padronização de um número de tecnologias-chave de 5G. Após a conclusão da primeira fase de testes de tecnologia R&D 5G na China, a ZTE está totalmente engajada na segunda fase.

Usando uma BBU mais recente, unidade de antena ativa multi-banda de 5G (AAU) e tecnologia de interface aérea new radio (NR), a ZTE lançou o teste de desempenho de campo para atender aos requisitos de desempenho chave em sete cenários de aplicação típica, como maior eficiência espectral, maior densidade de conexão, maior confiabilidade e menor atraso na interface aérea. Esse teste promove ainda mais a comercialização de produtos de 5G e facilita a verificação da solução técnica antes da utilização do 5G em larga escala comercial, e firma uma base sólida para a disponibilidade comercial do 5G na China em 2020.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.