XP Inc. e Tera darão bolsas de estudo em Ciência de Dados para mulheres e pessoas negras

Parceria entre as empresas busca contribuir para a diversidade no mercado de tecnologia

Author Photo
4:30 pm - 21 de outubro de 2021
mulher negra tecnologia

A XP Inc. irá financiar bolsas de estudos integrais para mulheres e pessoas negras em curso de Ciência de Dados oferecido pela Tera, startup de educação para economia digital, com o intuito de potencializar a diversidade no mercado de tecnologia do Brasil. Serão 50 bolsas no total, com cada metade reservada a um dos grupos abrangidos.

A iniciativa representa uma ampliação do programa de diversidade da startup, o DiversiTera, e tem como objetivo potencializar a diversidade na área, em que 83% dos profissionais são homens, entre 22 e 32 anos, e com alto nível de escolaridade. O curso é 100% online e pautado por uma trilha de empregabilidade em que estudantes contam durante todo o processo com mentorias exclusivas sobre mobilidade de carreira, suporte na construção de portfólios e conexão com vagas em empresas parceiras.

Leia também: Criando um novo futuro: o mundo precisa de mais mulheres na tecnologia

Projetado junto com as maiores lideranças em Ciências de Dados do país, o curso segue o padrão Tera hands-on, permitindo que os aprovados apliquem seus conhecimentos em desafios reais assinados por grandes empresas do país, tendo contato direto com líderes do setor e desenvolvendo seu próprio projeto. Os temas abordados vão desde disciplinas como Análise e Estruturação de Dados até técnicas avançadas em Machine Learning e desenvolvimento de competências em storytelling e visão de negócios.

Além disso, os selecionados aprenderão a analisar dados estatísticos, assim como a comunicar seus insights, utilizando ferramentas e técnicas atuais do setor — como Python, bibliotecas de Machine Learning e outros —, podendo ainda se envolver em programas de contratação da gestora de investimentos.

Leia também: 5 dicas para quem quer trabalhar com análise de dados

Segundo Leandro Herrera, fundador e CEO da Tera, o projeto surgiu pela falta de representatividade no setor de tecnologia, que não reflete a realidade da população brasileira. Em contramão com a crescente oferta de vagas, especialmente para profissionais da área de dados, mulheres e pessoas negras, respectivamente, representam mais de 51% e 55% da população brasileira, mas nem 40% das pessoas no setor.

Por isso, desde 2019, a edtech oferece bolsas parciais para esse grupo, como também para pessoas LTBQIA+, com renda mensal comprovada abaixo de R$3.500 — já tendo beneficiado mais de 500 pessoas por esse modelo. “O sucesso foi tão grande que agora queremos expandir a proposta e tornar o programa ainda mais amplo e acessível, deixando as portas das carreiras digitais mais democráticas”, conta Herrera. A startup planeja se tornar a principal fonte de cientistas de dados do país, com a projeção de formar aproximadamente 1.000 profissionais até o final de 2022 e 3.000 deles em 2023. 

 Leia também: Estudo: discurso sobre diversidade não reflete em contratações LGBTQIA+

“A XP tem uma série de iniciativas relacionadas à educação e diversidade. Conseguir aliar ambos temas numa iniciativa que pode transformar a vida das pessoas é o que buscamos fazer todos os dias, nossa razão de existir. Queremos transformar o mercado financeiro para melhorar a vida de todos os brasileiros e brasileiras. Acreditamos que, para isso, a diversidade do nosso país deve estar refletida em nosso ambiente de trabalho, e que só assim conseguiremos desenvolver as melhores soluções para diferentes necessidades e pessoas. Iniciativas como essas geram ganhos exponenciais para as pessoas, para os negócios e para nossa sociedade. A parceria com a Tera, assim, nos faz avançar na direção correta para aumentar cada vez mais o impacto de nossas ações”, afirma Marta Pinheiro, diretora ESG da XP Inc. 

O curso de Ciência de Dados será ministrado de forma remota, no período noturno e tem início a partir de janeiro de 2022, com duração prevista de até nove meses. Os selecionados para as bolsas serão avaliados de acordo com perfil e disponibilidade das vagas, sendo consideradas apenas maiores de 18 anos, com o Ensino Médio completo e com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a três salários mínimos. No fim, os estudantes terminam a jornada com certificados de conclusão que reconhecem ao mercado de trabalho as habilidades e competências que foram desenvolvidas ao longo de sua formação. 

 Leia também: XP lança hub de serviços para impulsionar 250 startups

As inscrições estão abertas até 21 de novembro no site da Tera. Clique aqui para se inscrever.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.