Quer migrar de carreira para TI? Especialista recomenda seguir estas dicas

Autoconhecimento é fundamental para uma mudança de área, independentemente da escolha

Author Photo
3:39 pm - 11 de janeiro de 2021

O momento para colocar projetos em prática e fazer mudanças de vida não poderia ser melhor do que no início de ano. Renovação faz bem, desde que feita com consciência e algum planejamento. No caso da vida profissional, então, isso é imprescindível. Ainda mais porque o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo.

Para quem pensa em migrar de carreira para tecnologia, a competitividade deve estar entre as principais preocupações. “Devido à abrangência da área e à velocidade de mudanças nas tecnologias, é necessário que o profissional esteja sempre atualizado para incorporar novas metodologias, paradigmas e boas práticas. Isso vale para quem já está no mercado como quem planeja atuar na área”, afirma Patrícia Suzuki, diretora de Gente & Gestão da Catho.

Leia também: Everis lança programa de formação em dados e TI com 3 mil bolsas

O lado estimulante é que a busca das empresas por profissionais de tecnologia, que já estava em ascensão nos últimos anos, ganhou atenção especial durante a pandemia. Por conta da urgente adaptação ao trabalho remoto, para aumentar a segurança da informação e preservar a sustentabilidade das operações.

Para se ter uma ideia, um levantamento da Catho constatou o crescimento de 174% da carreira de desenvolvedor .NET e de 252% na posição de cientista de dados, em 2020. Para fazer parte desse mercado promissor, um ponto a se explorar é a rede de relacionamento. Ter alguém que possa dar recomendações ou indicar oportunidades é sempre positivo. Há outras dicas, selecionadas pela especialista da Catho.

Conheça-se

O autoconhecimento é fundamental para uma mudança de carreira, independentemente da escolha. “Por mais em ascensão que a área esteja, é importante analisar profundamente se as habilidades requisitadas e o estudo específico coincidem com o que realmente quer e almeja em longo prazo”, diz Patrícia. Por exemplo: você gosta e tem disposição para estudar? Já que a atualização é condição básica em tecnologia, essa resposta é crucial.

As habilidades comportamentais, as chamadas “soft skills”, também vão determinar o sucesso na carreira de tecnologia. Saber trabalhar em equipes multidisciplinares, comunicação e influência, adaptabilidade e resiliência, entendimento do mercado no qual está inserido e necessidades dos clientes fazem parte do perfil.

“A principal recomendação é investir no autoconhecimento e sempre estar conectado com novas possibilidades de aprendizagem. As comunidades de prática são excelentes fontes, potencializando as chances de alcançar alto desempenho”, indica Patrícia.

Enxergue possibilidades

Ao planejar a mudança de carreira, o caminho com mais chances de sucesso é entender o mercado escolhido, a sua situação profissional e quais as possibilidades que você tem para atuar nessa área.

“Se você está empregado e pretende continuar na sua empresa, seja transparente com o seu gestor e trabalhe um plano de desenvolvimento e transição”, explica. Se pretende mudar de emprego, o caminho é pesquisar e entender os requisitos necessários para fazer o movimento.

Atualize-se

Novos caminhos exigem novos conhecimentos. Por isso, fazer cursos e mergulhar na sua nova área será determinante para o sucesso da sua mudança de carreira. Comece pesquisando quais os conhecimentos necessários para atuar no campo desejado. Existem cursos on-line de curta duração, workshops, vídeos, e-books que podem auxiliar nessa jornada.

Faça um plano de carreira

Se você quer mudar de carreira, precisa ter de forma clara os seus objetivos desenhados. O que você quer para a sua carreira daqui a três ou cinco anos? Quais aprendizados necessita adquirir daqui para frente? Defina um plano de desenvolvimento e seja disciplinado no seu cumprimento.

Para não se perder, crie metas de curto e longo prazo para que os objetivos sejam alcançados de acordo com o planejado. “A mudança de carreira é um movimento ousado, que pode trazer impactos muito positivos na sua trajetória profissional. Clareza de propósito e capacitação ajudarão explicar para os seus futuros empregadores – ou parceiros — o porquê de sua decisão”, diz Patrícia.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.