5 dicas para quem quer trabalhar com análise de dados

Diretoras da edtech ITuring e da Loft dão indicações sobre como se capacitar para aproveitar as oportunidades de uma das áreas mais quentes do momento

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3:04 pm - 21 de outubro de 2021
o que faz cientista de dados

A análise de dados desempenha um papel fundamental para a tomada de decisão e pode resultar em operações mais eficazes e assertivas. Por isso investir em capacitação nesta área pode ser uma boa ideia, considerando que a habilidade de analisar dados vai de encontro a uma demanda crescente por este tipo de profissional por parte do mercado.

“Aprender a analisar dados de maneira consistente é fundamental para qualquer profissional que queira dar um up na carreira. Com pensamento analítico é possível resolver problemas e comunicar insights para stakeholders de forma efetiva”, explica Denise Sakaragui, head da edtech ITuring.

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Para Ana Romeo, diretora de produto da Loft e instrutora do ITuring, os profissionais que trabalham nas áreas de produto, operação e marketing são os que mais deveriam investir nessa capacitação. Isso porque este conhecimento é muito importante para definição das estratégias, dos objetivos e das ações que serão feitas dentro da empresa. “Além disso, ajuda a medir o impacto, o que é fundamental para decisão de seguir ou não com alinhamentos anteriores”, pondera.

As duas especialistas dão cinco dicas para quem quer se capacitar em análise de dados.

  1. Experiência “recente”

É imprescindível ler, escutar, participar de eventos e fazer cursos atuais sobre o tema análise de dados. “Sugiro inserir um alerta do tema em seu email e filtrar as novidades das fontes mais recentes para debruçar”, recomenda Ana Romeo. Ela também destaca a importância de fazer networking com especialistas da área.

Nas Big Techs a experiência de anos de mercado não tem tanta importância quanto para as empresas mais tradicionais. “Não importa se você tem anos na área, o que realmente importa é se você se atualiza e tem estudado constantemente. As coisas mudam em uma velocidade muito mais rápida do que mudavam há cinco ou dez anos. Hoje, a velocidade dessas mudanças pode ser anual, trimestral, mensal ou até mesmo diária em alguns contextos”, complementa.

  1. Entenda sobre modelos de negócio

De acordo com Denise Sakaragui, ter conhecimento sobre as estruturas dos principais e mais modernos modelos de negócio ajuda a entender as diferenças no funcionamento e nas estratégias das empresas.

“Entender profundamente sobre o negócio que está inserido também é muito importante. Exemplo: se trabalha em um marketplace, como esse negócio monetiza? Quem é o cliente? Quais as fontes de receita? Quais os custos principais? Como é possível otimizar os custos? Quais as principais metas que o negócio poderia acompanhar para seguir um caminho positivo no longo prazo?”. Pensar sobre esses aspectos é imprescindível para ter uma visão macro e conseguir analisar pontos de relevância para o negócio.

  1. Saiba lidar bem com os problemas

Em tecnologia, os cenários mudam muito rápido e, com isso, problemas novos e ambíguos aparecem todos os dias. Assim, Denise destaca que a capacidade de resolver esses problemas de forma estruturada é uma habilidade muito poderosa, pois permite ao profissional ser mais assertivo no dia a dia, otimizando o seu trabalho.

“Primeiro, o ideal é haver uma pré-análise das hipóteses que fazem mais sentido e uma priorização daquelas que parecem mais promissoras. E o segundo aspecto, é que esse movimento vai acelerar as suas conclusões e facilitar a comunicação dos motivos pelos quais você e o seu time estão tomando determinadas decisões”, completa. Nesse sentido, ela analisa que é possível trazer mais horizontalidade para as conversas. O profissional pode se aproximar de níveis de senioridade diferentes com essa abordagem, por conta da comunicação ser estruturada, clara e baseada em dados e fatos.

  1. Una entendimento de negócios com a parte técnica de dados

Uma das grandes dores apontadas por gestores de times de diversas empresas na área da tecnologia, está relacionada à dificuldade de encontrar profissionais que consigam unir o entendimento de negócios com a parte analítica e técnica de manipulação de dados. “Não deve ser uma coisa ou outra e sim, uma junção desses dois aspectos. O profissional que consegue juntar essas duas partes do quebra-cabeça acaba se destacando, e muito, dentro das empresas”, afirma Denise, da ITuring.

  1. Cases para mostrar

Em uma contratação, mostrar que sabe o que está dizendo e fazer a empresa entender sua capacidade de uma maneira aplicada vale ouro. “Por isso, durante seus estudos, simule, monte um portfólio e resolva de fato algo com a teoria que consumiu. Por isso, quando o assunto é curso, metodologia por projetos é muito bom”, aconselha Ana Romeo, da Loft.

“Isto é tão, mas tão importante, que é um dos motivos que me aproximaram do ITuring. Normalmente, a maioria dos candidatos acabam sendo recusados pela falta dessas habilidades, seja ela analítica ou de resolução de problemas. Não é fácil, eu mesma tenho passado por uma batalha constante para achar candidatos com essas habilidades. Resolvi ajudar na capacitação desses profissionais para obter talentos mais preparados. Afinal, por a mão na massa é fundamental para qualquer capacitação 360”, conclui.

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