Kwai ultrapassa 45 milhões de usuários e reforça estratégia no Brasil

Aplicativo chinês de vídeos curtos concorre com o TikTok e acaba de lançar plataforma de negócios, o Kwai for Business

Author Photo
9:00 am - 20 de outubro de 2021
mariana sensini country manager kwai for business

Criado há dez anos na China para o compartilhamento de conteúdo, o Kwai chegou ao Brasil em 2019 e encontrou por aqui um público disposto a criar e consumir vídeos de até 60 segundos. Com mais de um bilhão de usuários globais, a rede figurou entre a lista de aplicativos mais baixados no país no primeiro semestre de 2021, rivalizando com o TikTok, plataforma conterrânea do Kwai.

Assim como o Kuaishou, nome que recebe em seu país de origem, a versão brasileira do app é popular entre os usuários fora dos grandes centros urbanos, característica destacada pela country manager da empresa no Brasil, Mariana Sensini, em coletiva de imprensa realizada nesta terça (19). A executiva destacou o engajamento de indivíduos das regiões nordeste, norte e centro-oeste do país no aplicativo, além de apontar que 60% das trilhas musicais utilizadas nos vídeos brasileiros pertencem aos gêneros sertanejo e forró.

Leia também: China torna ilegais todas as atividades com criptomoedas

Nosso grande diferencial é ser a cara do Brasil”, afirmou Paulo Fernandes, diretor de monetização para Américas do Kwai. “Temos uma base de 45,4 milhões de usuários ativos mensais, segundo a ComScore, que inclui pessoas com mais de 20 anos e com uma boa penetração em todo o Brasil”, conta o executivo. 

Crescimento acelerado

Parte da estratégia de atração de novos usuários para o Kwai foi a criação de recompensas em dinheiro para aqueles que compartilhassem seus códigos individuais da plataforma entre amigos. Implementada em 2020, a ideia fez aumentar o número de downloads e a popularidade do aplicativo na Internet.

Com o lançamento do Kwai for Business, não é só o usuário final que pode ganhar dinheiro com a plataforma: os novos modelos de anúncios e monetização já estão disponíveis para marcas, produtos e serviços que queiram investir em campanhas publicitárias em vídeo no aplicativo.

Para Fernandes, a diversidade do público que utiliza a plataforma é um dos maiores diferenciais para os anunciantes. “Somos um aplicativo que conta com uma comunidade diversa e criativa e que traz conteúdos localizados, pensados para os brasileiros. E é esta essência que também estamos trazendo para nossa plataforma de anúncios”, afirma. Outra vantagem é que o formato do aplicativo pode oferecer “uma proximidade maior do consumidor do que em formatos de publicidade tradicional”, segundo o executivo. “Dentro do Kwai, é possível transformar o anúncio em uma conversa”.

De olho nos negócios

Marcas como Prime Video, O Boticário, Shopee e Subway já demonstraram interesse em anunciar com o Kwai for Business. Um teste de conteúdo patrocinado realizado em parceria com o iFood rendeu 201,8 milhões de visualizações em 5 dias no ar, de acordo com as informações divulgadas na coletiva de imprensa. “Já estamos negociando com as marcas para a Black Friday”, compartilha Ari Martire, Diretor de Vendas do Kwai.

Leia também: Colapso das redes sociais? O que o apagão das redes do Facebook nos ensina

Em adição às oportunidades de geração de receita com grandes empresas, o Kwai também evidencia as possibilidades de branded content na plataforma, com ênfase na colaboração com artistas proeminentes do sertanejo e as maiores gravadoras do Brasil. No mês de outubro, o aplicativo lança o videoclipe do rapper Don L, criado no formato vertical exclusivamente para a plataforma.

A experiência brasileira do Kwai serve de laboratório para que a companhia defina os próximos passos de sua estratégia global. A importância do país é tamanha que existe em Pequim, na sede da Kuaishou, uma unidade de negócios focada somente na cultura brasileira e em como aproveitar os aspectos regionais para potencializar o crescimento do aplicativo. Até o momento, a companhia não divulgou a expectativa de faturamento para o Kwai for Business. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.