X desiste de treinar IA com postagens públicas de usuários europeus
Sob pressão dos reguladores, a empresa fechou um compromisso permanente para evitar conflitos com regras de privacidade da União Europeia
Após enfrentar crescente pressão de autoridades reguladoras, a empresa X decidiu interromper permanentemente o uso de postagens públicas de usuários da União Europeia (UE) e da Área Econômica Europeia para o treinamento de seu chatbot de inteligência artificial (IA), Grok.
A decisão ocorreu após a DPC, principal órgão regulador da X na região, iniciar um processo judicial na Alta Corte irlandesa, alegando que a prática da empresa poderia violar as regras de proteção de dados estabelecidas pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR).
Em resposta às preocupações levantadas pela DPC, a X já havia suspendido temporariamente o uso das postagens públicas em questão no mês passado. Agora, com o compromisso permanente da empresa, a DPC optou por encerrar a ação legal.
Leia também: AMD quer estreitar laços no B2B no Brasil para expandir presença em data centers
De acordo com o GDPR, as empresas devem obter consentimento explícito dos usuários antes de processar seus dados, algo que a DPC acredita que a X pode ter desrespeitado.
Diante disso, a DPC solicitou ao Comitê Europeu de Proteção de Dados que emita uma orientação clara sobre o uso de dados pessoais para o desenvolvimento e treinamento de modelos de IA, visando garantir uma regulamentação uniforme e eficaz em toda a Europa.
O comissário da DPC, Dale Sunderland, afirmou que a comissão espera que a opinião do Comitê apoie o tratamento de diversas reclamações relacionadas a essas práticas que foram recentemente apresentadas à DPC.
*Com informações do Engadget
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!