Whitepaper faz alerta sobre ritmo de adoção do IPv6 no Brasil

Documento foi formulado por Huawei, Anatel e Inatel. Novo padrão de endereçamento IP ainda não é prioridade de empresas e operadoras

Author Photo
2:00 pm - 28 de fevereiro de 2024
inatel, huawei, anatel, mwc, ipv6 Executivos no lançamento do whitepaper durante a MWC. Foto: Divulgação

A multinacional de origem chinesa Huawei, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) lançaram essa semana, durante o Mobile World Congress, em Barcelona, um artigo técnico que faz um alerta: é preciso acelerar a adoção do padrão IPv6 no Brasil. Segundo as organizações, o novo padrão de endereços IP trará benefícios para aplicações de internet das coisas (IoT), inteligência artificial e nuvem.

A cerimônia de lançamento contou com a participação de executivos, jornalistas e representantes da delegação brasileira no evento.

“Apesar dos esforços do ecossistema de telecomunicações como um todo, ainda percebemos uma demora, principalmente entre os provedores de conteúdo, em adotar o novo padrão. Isso pode gerar atrasos na implantação de serviços que têm como base as tecnologias 5G”, disse no evento Carlos Lauria, diretor de relações governamentais e assuntos regulatórios da Huawei.

Leia também: Meta se prepara para combater desinformação nas eleições da UE

Segundo ele, o IPv6 foi criado como resposta de padronização para novas demandas por conectividade, incluindo aumento exponencial de dispositivos conectados e o surgimento de tecnologias como IoT, IA e cloud. Carlos Nazareth, diretor do Inatel, aponta vários benefícios.

“O avanço da tecnologia corrige limitações anteriores e representa melhorias positivas para o mercado. A configuração é mais simplificada, há mais segurança, qualidade e apoio à inovação, mais adequada às necessidades atuais de transição para conectividades ultrarrápidas”, explicou.

Brasil fica para trás

O Brasil ocupa o 3º lugar em adoção do IPv6 na América Latina, atrás do Uruguai e do México, e o 22º no mundo. “O IPv4 está esgotado, além de ser uma tecnologia defasada para as necessidades atuais”, disse Vinicius Caram, superintendente da Anatel. “Por isso, buscamos políticas que aumentem a adoção do novo padrão, principalmente entre os pequenos provedores de internet”.

A taxa de adesão brasileira atual está perto de 50%. O relatório sugere metas de desenvolvimento para 2025, 2027 e 2030. E elenca medidas para construir uma plataforma e incentivar operadoras e empresas a adotarem soluções em IPv6.

Para acessar o whitepaper completo, clique aqui.

[FALTA O LINK, NÃO ENCONTREI NA WEB].

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.