Notícias

Whatsapp é aplicativo mais usado para aplicar golpes de mensagens falsas

Não é surpresa que os apps de mensagem entraram para a mira dos criminosos como ferramenta para golpes. O WhatsApp, app de mensagem mais utilizado no mundo, é o favorito para aplicar golpes de mensagens falsas, técnica conhecida como phishing. Um estudo recente do Kaspersky Internet Security for Android mostrou que quase 90% dos links maliciosos são enviados via WhatsApp, e em seguida aparecem Telegram e Viber com 5,7%, 4,9%, respectivamente.

Rússia (46%), Brasil (15%) e Índia (7%) estão entre os países que mais bloqueiam ataques por phishing. O alerta, segundo a empresa, é importante para a segurança digital, pois três em cada dez brasileiros não sabem reconhecer uma mensagem falsa.

No ano passado, os apps de mensagem ultrapassaram as redes sociais em 20% em termos de popularidade, somando 2,7 bilhões de usuários no mundo. No Brasil, o WhatsApp é onipresente e está instalado em 98% dos celulares.

Leia mais: IT Mídia lança pesquisa sobre adesão à LGPD; veja como participar

“Golpes de mensagens maliciosas no WhatsApp já se tornaram comuns e esta percepção é real. Mas não podemos pensar que eles são inofensivos”, alerta Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky.

Dentre as detecções, ele conta que um phishing que oferecia material escolar gratuito recebeu 675 mil cliques em apenas cinco dias. “Este ainda foi um exemplo de como os criminosos são criativos e espertos”. No caso, a empresa havia realizado uma promoção similar um ano antes e os criminosos se aproveitaram disso, pois quem recebeu o brinde na ação real passou a disseminar proativamente o golpe.

O maior número de detecções no Viber foi verificado na Rússia (89%) e nos países da CIS: Ucrânia (5%) e Belarus (2%). Já a maioria das detecções do Hangouts está nos EUA (39%) e na França (39%).

Segurança

Por meio da solução Safe Messaging do Kaspersky Internet Security for Android, que bloqueia links maliciosos enviados em apps de mensagem, a empresa analisou mais de 91 mil detecções globalmente entre dezembro de 2020 e maio de 2021, com base em dados anônimos compartilhados voluntariamente pelos usuários.

Para evitar cair em golpes aplicados via apps de mensagem, a Kaspersky explica que os usuários devem ficar atentos a erros de ortografia ou outras irregularidades nos links recebidos. Os “esquemas de corrente” são uma prática comum em golpes, por isso é importante não compartilhar links suspeitos com contatos.

Ao receber um link pelo WhatsApp ou outro app de mensagem, o usuário deve desconfiar e verificar sempre a veracidade fazendo uma busca na internet antes de clicar no link. Mesmo que uma mensagem venha de um contato, o importante é desconfiar sempre, especialmente se for uma promoção imperdível ou um pedido inusitado como um empréstimo. É possível que a pessoa tenha sua conta roubada. Antes de fazer o que ela pede, deve-se ligar e confirmar.

Recent Posts

Mesa de operação de fraude: a parte humana da prevenção a golpes

Da consultoria até se tornar uma desenvolvedora de soluções de prevenção à fraude, a Horus…

5 minutos ago

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

14 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

15 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

15 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

17 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

18 horas ago