VMworld: sua empresa está preparada para o futuro?

Lideranças da VMware debatem produtividade num mundo distribuído e o fim do "novo normal" durante a pandemia

Author Photo
1:29 pm - 30 de setembro de 2020
VMworld Computer users connected via virtual private network. Private network security concept.

Uma boa parte da força de trabalho do planeta ainda está executando suas tarefas de casa como resposta à pandemia do novo coronavírus. Porém, se aproxima o momento em que as primeiras reações para manutenção dos negócios fica para trás e as companhias precisam olhar para o futuro. Esse é parte do contexto apresentado pela VMware durante seu evento VMworld, que acontece de forma online entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro.

Para o presidente da VMware Brasil, José Duarte, já podemos aposentar o tal do novo normal. “O mundo já não é mais o mesmo. Fazer negócios como se fazia antes já não é uma opção. Na minha concepção, o tal novo normal já não é mais tão novo”, explica Duarte.

A companhia anunciou uma série de novidades para ajudar nos diferentes passos dessa jornada digital durante o WMworld, evento global que acontece de forma online em 2020. De acordo com a VMware, a jornada digital precisa englobar a empresa inteira, ainda que que a TI seja mais demandada.

Estratégia e tecnologia mais humana

Durante uma apresentação para jornalistas, as principais lideranças brasileiras da companhia compartilharam suas visões para que as empresas estejam prontas para o futuro, ainda incerto. “Pode parecer simples, mas é uma jornada que requer atenção, porque ela não é só sobre TI, é uma jornada da empresa inteira. Definir uma boa estratégia é essencial”, comenta Duarte.

O presidente da VMware Brasil ainda explicou que a companhia está focada em estabelecer uma fundação digital ao lado de seus parceiros. Esse processo engloba três momentos: reação para continuidade dos negócios, adaptação e fortalecimento das empresas e a aceleração da experiência digital.

Para a diretora de digital workspace da VMware Latam, Edna Massuda, algumas lideranças não estavam preparadas para o trabalho distribuído. “O home office ainda era um luxo. Agora, estamos nesse segundo momento, a maior parte do board das empresas está olhando para o bem estar dos funcionários”, aponta Massuda.

A executiva explica que, passada a primeira onda, as empresas devem repensar investimentos. Assim, é imperativo manter a produtividade num ambiente distribuído. Segundo a diretora de digital workspace da VMware, essa cobrança por uma boa experiência de trabalho desde o dia 1 tende a se tornar uma cobrança frequente para os times de tecnologia. “A tecnologia nunca foi tão humana como está sendo agora”, afirma Massuda.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.