Vivo firma parceria com Elera para autoprodução de energia

Com acordo, operadora terá quatro parques solares em Minas Gerais. Iniciativa marca importante passo nas estratégias ESG

Author Photo
5:00 pm - 25 de outubro de 2023
Vivo Imagem: Divulgação

A Vivo anunciou uma parceria com a Elera Renováveis, empresa do setor de energia, para se tornar autoprodutora de energia, diversificando assim sua matriz energética com fontes 100% renováveis e dando um importante passo em sua estratégia ESG. Com o acordo, a operadora terá à disposição quatro parques solares que somam 237MWp em um complexo instalado em Janaúba, Minas Gerais. Este deve abastecer mais de 200 unidades consumidoras em média tensão.

Com a medida, a Vivo informa que 76% do seu consumo que provém do mercado livre de energia migrará para modalidade de autoprodução. “A autoprodução em média tensão consolida nossa estratégia voltada ao desenvolvimento sustentável e melhores práticas ESG, que inclui o uso de energia renovável e a implantação de usinas de geração distribuída, que já somam 62 unidades, de fontes solar, hídrica e de biogás, em operação por todo o país”, revela o diretor de Patrimônio, Logística e Compras da Vivo, Caio Guimarães.

Leia mais: Vale e Vivo ampliam infraestrutura de internet 4G ao longo da ferrovia Carajás

A autoprodução de energia também reduzirá a dependência da Vivo na aquisição de energia no mercado livre e torna a empresa menos suscetível a variações do setor. Diferente da geração distribuída, que atende o consumo em baixa tensão, a modalidade de autoprodução permite que a usina esteja instalada em local distinto de onde a energia é consumida.

Instalado em uma área de 3 mil hectares, o complexo solar de Janaúba possui, como um todo, 2,2 milhões de painéis solares, sendo um dos maiores das Américas. O consumo da Vivo corresponde a 20% da produção da planta, o equivalente a 440 mil placas.

Segundo Carlos Guerra, Vice-presidente Comercial e de Novos Negócios da Elera, a instalação evita a emissão mais de 740 mil toneladas de CO2 por ano. “Parcerias duradouras como a da Vivo são um exemplo de como consumidores de energia podem se tornar autoprodutores”, comenta o executivo.

Energia renovável como estratégia ESG

Desde 2015, a Vivo mantém metas ambientais voltadas à redução de emissões, energia renovável e consumo de energia por volume de dados trafegados na sua rede. Em novembro de 2018, passou a contar com energia 100% proveniente de fontes renováveis, tanto em função do projeto de geração distribuída, em baixa tensão, quanto pela energia obtida mercado livre. O restante do consumo da companhia oriundo do mercado regulado é compensado com os I-RECs (International Renewable Energy Certificates), de fonte eólica.

Segundo a empresa, o uso de energia renovável contribuiu para reduzir em 88% as suas emissões diretas de CO2 no período entre 2015 e 2022, e viabilizou um importante avanço para neutralizar suas emissões dos gases causadores do efeito estufa. A empresa garante ser neutra em carbono em emissões diretas e, como parte do grupo Telefônica, tem como objetivo atingir zero emissões líquidas até 2040, considerando toda a sua cadeia de valor.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.