Vítimas do ransomware Petya não conseguem recuperar arquivos, mesmo pagando

Author Photo
1:10 pm - 28 de junho de 2017

Após a disseminação do ransomware Petya, que afetou cerca de 300 mil computadores em todo o mundo, as vítimas estão diante de outro problema, pois não podem entrar em contato com o hacker que detém a chave de acesso aos seus dados. O motivo? Um fornecedor de serviços de e-mail irritado.

Como acontece em ataques do tipo, o ransomware incluiu uma mensagem que exige o pagamento de US$ 300 em bitcoin para que seus arquivos sejam descriptografados e restaurados.

Mas, ao contrário de outros ataques do tipo, onde as pessoas transferem o dinheiro para carteiras de bitcoin, todas as vítimas do Peyta foram instruídas a pagar e, em seguida, enviar detalhes como a identificação da carteira da Bitcoin e a chave de instalação pessoal gerada pelo malware em seus computadores para um único endereço de e-mail.

Contudo, o serviço de e-mail alemão Posteo bloqueou esse endereço, então o hacker não pode acessar sua caixa de entrada e as pessoas também não podem enviar mensagens para ela.

Essa é uma má notícia para as 20 vítimas que, segundo o site Motherboard, pagaram cerca de US$ 5 mil no total ao hacker. Como sempre, a melhor defesa contra o ransomware é o backup de dados com frequência. Assim, você nunca precisará ceder às demandas de hackers.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.