Pontos cegos e alçapões: porque a visibilidade multinuvem é mais importante do que nunca

Ao aproveitar os benefícios da nuvem, as empresas desejam reduzir a complexidade operacional e os custos do gerenciamento de ambientes multicloud

Author Photo
4:30 pm - 21 de março de 2023
multinuvem Imagem: Shutterstock

As empresas de hoje estão cada vez mais em ambientes multinuvem, utilizando em média três provedores de serviços de nuvem diferentes para obter flexibilidade, eficiência e escalabilidade. Juntamente com o uso crescente de conteinerização com tecnologias como Kubernetes, esses ambientes de nuvem em expansão oferecem grandes benefícios. No entanto, isso também leva a problemas mais complexos em relação à visibilidade, segurança e custo.

Se os dados são o novo ouro, as empresas precisam ter total visibilidade e controle total sobre esse precioso recurso. A questão é: como as empresas podem assumir a responsabilidade por seus dados baseados em nuvem se não tiverem visibilidade sobre o que ou onde estão? Aqui, explorarei o motivo que torna a visibilidade mais importante do que nunca no mundo multinuvem de hoje e porque uma abordagem de visualização única é necessária para garantir o retorno das estratégias de nuvem.

Visibilidade isolada ou visão geral?

A visibilidade está no centro das estratégias robustas de gerenciamento de dados. Se você não pode ver os dados, como pode controlá-los, protegê-los e utilizá-los?

Ao aproveitar os benefícios da nuvem, as empresas desejam reduzir a complexidade operacional e os custos associados ao gerenciamento de ambientes multinuvem, ao mesmo tempo em que garantem que possuem e controlam seus dados, independentemente de onde residam. Sem visibilidade e controle, as empresas não conseguem perceber o valor de seus dados. Podem incorrer em custos desnecessários, como armazenamento redundante, e enfrentar desafios de conformidade. Além disso, os pontos cegos de dados baseados em nuvem prejudicam a resiliência de dados e aplicativos e a segurança cibernética.

No entanto, conforme apontado em nossa pesquisa mais recente, quatro em cada dez organizações afirmam que não têm visibilidade total dos dados armazenados em ambientes de nuvem e 96% dizem que precisam melhorar sua capacidade de identificar todos os dados armazenados. As organizações não apenas sacrificam com muita frequência a visibilidade para os CSPs, mas também estão sacrificando a autoridade e a segurança.

Leia mais: 3 multiplicadores de força para a transformação digital

Com uma visão e controle de todo o estado de dados – na borda, data center e nuvem – a partir de um único painel de controle – as organizações podem perceber os benefícios da multinuvem sem perder o controle e a autoridade sobre seus dados.

Um alçapão nativo

Uma das razões fundamentais pelas quais as empresas recorrem aos provedores de nuvem são os benefícios percebidos de facilidade de uso, flexibilidade, economia e tranquilidade em termos de necessidades essenciais, como segurança, backup e recuperação. Embora a nuvem pública realmente ofereça uma infinidade de benefícios, as organizações correm o risco de presumir que estão obtendo mais do que realmente estão.

Por exemplo, a complexidade dos ambientes multinuvem está levando muitas organizações a depender fortemente dos serviços complementares padrão dos provedores (CSPs) para segurança de dados, backup e recuperação. Essas ferramentas básicas podem criar uma falsa sensação de segurança porque não fornecem visibilidade e observabilidade entre nuvens para todos os dados e aplicativos, bem como proteção contínua de dados.

E, em um mundo onde o ransomware evoluiu para uma forma sofisticada de crime organizado, as ferramentas dos provedores não oferecem o nível de resiliência de ransomware, armazenamento imutável e recuperação de desastres confiável que as empresas de hoje exigem. Na verdade, 63% das empresas nos disseram que estão cientes das lacunas em sua segurança cibernética ao usar uma ferramenta nativa de segurança em nuvem. E mais da metade disse que sua organização corre o risco de ser vítima de ransomware por depender de backup de segurança nativo na nuvem.

É preocupante que as empresas que usam essas ferramentas nativas são mais severamente afetadas pelo ransomware. Além disso, 40% daqueles que disseram que sua organização usa essas ferramentas “o tempo todo” afirmam que um ataque de ransomware resultou na perda permanente/temporária de dados, em comparação com 28% daqueles que as usam “algumas vezes”. O mesmo número – 40% – daqueles que sempre usam as ferramentas sofreram perdas financeiras e/ou tiveram que pagar um resgate, em comparação com 14% que usam ferramentas CSP apenas às vezes.

Adicione a isso o fato de que mais de sete em cada dez empresas dependem de configurações padrão, em vez de configurar ferramentas nativas de acordo com os requisitos exclusivos de sua organização. Na maioria dos casos, essas configurações não fornecem cobertura adequada e, em vez disso, aumentam a vulnerabilidade.Como adverte o Center for Internet Security, “para evitar um gap na proteção, considere a implementação de ferramentas de terceiros para fortalecer os sistemas, além das ferramentas de segurança nativas do CSP. É melhor ter sobreposições entre as ferramentas de segurança de terceiros e os serviços de segurança do CSP do que ter gaps na segurança da nuvem.”

As ferramentas nativas podem parecer fáceis de implementar como um serviço complementar e parecem econômicas no início, mas esses são erros perigosos e potencialmente caros. Até que as organizações reavaliem sua dependência de várias e diferentes ferramentas de CSP, a visibilidade de suas operações corporativas permanecerá baixa, enquanto sua vulnerabilidade a ataques de ransomware, potencial para dados e perda financeira e problemas de inatividade e conformidade provavelmente aumentarão.

Uma infraestrutura transformadora

A ascensão da multinuvem cria uma infraestrutura transformadora e uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos para empresas. As ferramentas oferecidas pelos CSPs oferecem funcionalidade básica, mas os aplicativos de missão crítica exigem recursos de nível avançado, além de mobilidade e visibilidade de dados entre nuvens.

Há uma clara vantagem em simplificar a visibilidade e a proteção dos dados com uma única solução que pode reduzir custos e complexidade, além de fornecer múltiplas camadas aprimoradas de dados em nuvem e segurança de aplicativos. Quando você está no controle de sua multinuvem, você obtém o máximo dos recursos mais valiosos de sua empresa, permitindo otimização de custos, adoção acelerada de tecnologia, recuperação rápida, análises e insights e resiliência cibernética.

*Marcos Tadeu, senior manager e sales engineering da Veritas Technologies no Brasil

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.