Vagas para profissionais especializados em IA dobram em 3 anos
Levantamento do Infojobs aponta que RH é o setor que mais busca talentos que tenham conhecimento em IA
A inteligência artificial (IA) está alterando não só o futuro do trabalho, mas o presente do setor de recursos humanos. É o que mostra um levantamento Infojobs, que indica que o setor de recursos humanos (RH) é quem mais busca profissionais com habilidades em IA.
Nos últimos três anos, diz o estudo, as vagas que exigem conhecimento em IA praticamente dobraram, crescendo 97%.
“[Isso] reflete o ritmo acelerado da transformação digital que já esperávamos. Esse aumento evidencia não só a demanda por profissionais qualificados, mas também o papel cada vez mais estratégico da inteligência artificial nas empresas, que buscam otimizar processos, personalizar a experiência do cliente e impulsionar a inovação”, diz em comunicado Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.
Maior demanda em IA
São Paulo é o estado com maior demanda por conhecimento em IA no País, concentrando 96% das vagas abertas. Rio Grande do Sul e Santa Catarina vem em seguida, representando juntos 1,5% das oportunidades — o que destaca a enorme disparidade regional, segundo a empresa.
Leia também: TI no Brasil: setor em expansão, mas com carência de profissionais
Ao contrário do que se espera, o setor de TI não lidera a demanda por profissionais de IA. Com apenas 2,69% das vagas, a área fica atrás de recursos humanos, que concentra 88,17% das oportunidades. Segundo Ana Paula, isso reflete a crescente adoção de IA em processos de recrutamento, gestão de talentos e até desenvolvimento de equipes.
Segundo o levantamento, 88,44% das vagas em IA são destinadas a profissionais especializados, com capacidade para liderar equipes e projetos complexos. Embora existam oportunidades para analistas (6,32%) e estagiários (2,15%), o mercado está priorizando por enquanto aqueles com mais experiência.
Estudo foi realizado com base em vagas cadastradas no Infojobs, levando em conta nomenclatura do anúncio e termos usados na descrição, tanto em responsabilidade, quanto diferenciais e qualificações.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!