Uber lança modalidade onde mulheres levam apenas passageiras femininas

Iniciativa "Elas na Direção" permite que motoristas mulheres escolham levar apenas passageiras nas corridas.

Author Photo
3:36 pm - 24 de outubro de 2019
Ford alerta motoristas sobre riscos de selfies com smartphone ao volante

Nesta quinta-feira (24), a Uber inicia um novo programa para atrair mais mulheres para a plataforma. Chamada U-Elas, a iniciativa permite que motoristas mulheres levem apenas passageiras nas suas corridas.

Neste momento, não é possível que as passageiras escolham motoristas mulheres, mas a empresa já admitiu que quer trazer essa funcionalidade no futuro.

Os testes com a ferramenta U-Elas começam no Brasil e fazem parte do projeto “Elas na Direção”. Campinas (SP), Curitiba e Fortaleza são as cidades participantes. A ferramenta deve ser expandida para outras cidades do país em 2020.

O projeto piloto foi criado em parceria com a Rede Mulher Empreendedora. O propósito é fortalecer a comunidade de motoristas parceiras da Uber no Brasil. Atualmente, as mulheres representam 6% dos condutores parceiros da companhia.

Com isto, o projeto visa diminuir a desigualdade entre homens e mulheres no mercado. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que as mulheres correspondem a 45,6% dos cidadãos empregados, mas representam 52,4% da população em idade de trabalhar.

“Usuárias que se identificam como mulheres”

Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, aponta que o “tempo disponível para trabalhar e conciliar as funções em casa e com a família” geram impactos na taxa de sucesso das mulheres.

“Ter uma fonte de renda em que as horas trabalhadas são definidas pela própria mulher, como no caso de ser motorista parceira da Uber, favorece sua independência financeira”, disse Ana.

Sobre a U-Elas, Claudia Woods, diretora geral da Uber no Brasil, diz que as motoristas “podem optar por levar apenas usuárias que se identificam como mulheres, sejam cis ou trans”.

Woods ainda explica que as motoristas podem ligar a ferramenta a qualquer momento. Quando optarem, podem desligá-la e voltar às ofertas de corridas também com passageiros masculinos.

“Esperamos que esse seja um primeiro passo para que, no futuro, tenhamos um número suficiente de mulheres dirigindo com a plataforma”, afirmou a executiva.

Benefícios da plataforma

Alguns benefícios fazem parte da iniciativa da Uber no Brasil. Por exemplo, “todas as mulheres que começarem a dirigir com a Uber nas próximas semanas vão ter ganhos mínimos no valor de R$ 1.500”.

A plataforma Elas na Direção está disponível tanto “para as atuais mulheres motoristas” e também para “as que desejam se tornar parceiras da Uber.”

Uma parceria com a Localiza Hertz oferece condições exclusivas para aluguel de carros com preço inferior ao valor regular. Este benefício é válido para mulheres que se cadastraram na Uber mas nunca realizaram uma viagem.

Também será disponibilizada uma plataforma educativa com cursos on-line sobre empoderamento pessoal e econômico. Eles foram desenvolvidos em parceria com a Iniciativas Empreendedoras, Rede Mulher Empreendedora e com Gabriela Mendes, economista fundadora do NoFront – Empoderamento Financeiro.

O Elas na Direção ainda vai oferecer uma ‘Rede de Apoio‘ para atendimento presencial, de mulher para mulher, nos Espaços da Uber nas cidades-piloto. Os conteúdos são relacionados a empoderamento pessoal e oportunidades de ganhos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.