Turnover é sempre negativo para as empresas? Especialista discorda

Para Flávio Legieri, da Intelligenza IT, turnover pode ser positivo se for bem interpretado pelas companhias e trouxer novas competências

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11:51 am - 17 de abril de 2023
Flávio Legieri, Intelligenza IT, turnover Flávio Legieri. Foto: Divulgação

A rotatividade de funcionários – que no jargão dos departamentos de recursos humanos é normalmente chamado de “turnover” – não é normalmente bem vista pelas empresas. No setor de tecnologia, especialmente, em que o número de vagas abertas é grande e a falta de profissionais qualificados maior ainda, perder um funcionário pode ser uma dor de cabeça.

Mas para Flávio Legieri, CEO e cofundador da Intelligenza IT, consultoria especializada em software de RH, isso nem sempre é uma verdade. O turnover, para ele, é um fenômeno natural diante do atual estado do mercado de tecnologia, e as áreas de gestão de pessoas precisam entender o momento para evitar que se torne um problema institucional.

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Além disso, diz, o turnover pode ser benéfico quando faz as empresas enxergarem não só a evolução do mercado, mas sua própria forma de gerir pessoas e de cultivar um bom clima organizacional. E, claro, identificar melhorias quando necessário.

“A rotatividade de funcionários, quando não acentuada, não é capaz de promover, sozinha, impactos negativos para uma empresa, sendo muitas vezes benéfica ao revelar uma oportunidade de crescimento, seja com a chegada de novas pessoas, novas ideias e novas estratégias”, explica Legieri em entrevista ao IT Forum.

Confira, a seguir, os melhores momentos da conversa.

IT Forum: É raro ouvir um especialista de RH dizendo que o turnover “nem sempre é algo negativo”. Por que?

Flávio Legieri: O turnover pode ser saudável para uma organização quando experienciado em condições adequadas. As empresas necessitam de um planejamento bem estruturado para promover de forma institucional o desenvolvimento de seus colaboradores, criando novas oportunidades e valorizando talentos internos. Dessa forma, é possível evitar a ocorrência de um alto e desordenado turnover.

A rotatividade de funcionários, quando não acentuada, não é capaz de promover, sozinha, impactos negativos para uma empresa, sendo muitas vezes benéfica ao revelar uma oportunidade de crescimento, seja com a chegada de novas pessoas, novas ideias e novas estratégias. Tudo é questão de ponto de vista e de compreender os indicadores com o objetivo de identificar as vantagens da movimentação dos quadros da empresa.

Vemos um mercado cada vez mais acelerado, com empresas de todos os portes e estágios de desenvolvimento sendo obrigadas a se transformar rapidamente, além de uma crescente busca por talentos que aquece os setores de contratações. Por este motivo, cabe às instituições garantir o investimento adequado a fim de evitar fenômenos como o turnover acentuado e desordenado, ao considerarmos que esses sim podem ser prejudiciais para o negócio.

IT Forum: Quais são os aspectos mais negativos do turnover?

Legieri: Existem duas perspectivas que precisam ser compreendidas sobre o turnover: o turnover originado pelas empresas e o turnover gerado pelos pedidos de demissão voluntários dos colaboradores. Na primeira, onde as empresas realizam demissões de acordo com o desempenho dos profissionais ou mesmo do resultado econômico dos negócios, esse turnover impacta negativamente a vida das pessoas que são demitidas, suas famílias e assim por diante. E é sempre muito agravada, uma vez que a grande maioria das empresas erram desde o início do processo de contratação ou promoção, isso devido a falta de clareza na definição das competências esperadas para a posição (cargo), bem como pelo despreparo da liderança.

Na segunda perspectiva, onde o turnover é originado pelos colaboradores os principais aspectos negativos estão ligados ao alto custo que essa perda do profissional acarreta explícita e implicitamente, pois muito além do custo financeiro, o que mais se perde é o conhecimento e a capacidade da empresa a partir daí de se transformar continuamente.

IT Forum: E quais seriam os positivos?

Legieri: O turnover traz para as empresas aspectos positivos se elas estiverem cumprindo duas missões que possuem como uma organização. Do ponto de vista social de ter participado do desenvolvimento das pessoas e com isso terem criado oportunidades melhores de vida com as suas saídas, para suas próprias evoluções e da sociedade de maneira geral.

Do ponto de gestão interna se nesse turnover as substituições dos profissionais estiverem acontecendo para que as empresas possam ganhar novas competências que as apoiam de fato nos seus processos e estágios de transformação e crescimento.

IT Forum: Costuma-se dizer que turnover é uma característica das novas gerações. Se é verdade, as empresas deveriam simplesmente se acostumar com isso?

Legieri: Discordo dessa afirmação. O que as novas gerações cada vez mais demandam é trabalhar em empresas que elas de fato se sintam bem e que façam parte de uma missão que tenha sentido em suas vidas. As empresas precisam entender cada vez mais rápido que desenvolver sua Cultura Organizacional é fator primordial para não somente a redução do turnover, como para terem um engajamento real dos seus colaboradores.

Artefatos e metodologias de Cultura Organizacional devem ser implantados desde a marca empregadora, passando pela seleção de candidatos para que esses tenham clareza do que encontrarão como hábitos, crenças, costumes e afins, e com isso ter já na contratação pessoas que realmente se conectem e vejam valor nessa relação.

IT Forum: No setor de tecnologia, especificamente, em que há altíssima demanda por profissionais qualificados, deve-se assumir esse risco como natural?

Legieri: Quanto mais ágil em transformação é um setor, mais alto será o turnover naturalmente, principalmente pelas competências necessárias que mudam rapidamente. No setor de tecnologia em que isso é uma verdade absoluta, acaba-se então entrando nessa condição. Porém mesmo assim existem realidades de turnover extremamente diferentes entre empresas do mesmo nicho de tecnologia, pois além da escassez de profissionais que vão buscar melhores condições salariais, por exemplo, há uma desconexão na relação entre empresa e profissional motivando ainda mais sua saída.

Ter ações claras de Engajamento dos Colaboradores com conexão direta a Cultura Organizacional é a chave para que se tenha o turnover mais baixo que seus concorrentes.

IT Forum: Do ponto de vista administrativo e de gestão, como é possível minimizar (ou pelo menos reduzir) os efeitos do turnover?

Legieri: Ao longo dos anos o mercado de trabalho vem passando por gigantes transformações, e a gestão das empresas precisa compreender que tão importante quanto ter uma boa gestão financeira, de produção ou de tecnologia da informação. É necessário investir cada vez mais na Gestão do Capital Humano, implantando e desenvolvendo processos em que o CHRO (Chief of Human Resources Office) faça parte da concepção e decisão da estratégia, deixando de ser meramente acessório para apagar incêndios com “problemas de dia a dia” e com os colaboradores, que quase sempre teriam sido evitados com estratégia, planejamento e ações prévias.

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Marcelo Gimenes Vieira

Editor do IT Forum. Jornalista com 12 anos de experiência nos setores de TI, telecomunicações e saúde, sempre com um viés de negócios e inovação.

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