Trump compartilha imagens manipuladas com IA afirmando apoio de fãs de Taylor Swift
O ex-presidente Donald Trump divulgou fotos geradas por IA sugerindo falsamente que fãs de Taylor Swift estão endossando sua campanha
O ex-presidente Donald Trump gerou controvérsia mais uma vez ao compartilhar imagens manipuladas por inteligência artificial (IA) que sugerem, sem fundamento, que fãs de Taylor Swift estão apoiando sua campanha presidencial.
As imagens, postadas por Trump em sua conta no Truth Social, mostram diversas jovens usando camisetas com os dizeres “Swifties for Trump”. Entretanto, investigações revelaram que as fotos são uma mistura de imagens reais e manipuladas, apontando para uma tentativa de criar uma falsa impressão de apoio massivo.
Leia também: Análise: Intel é prejudicada por sua própria dominância do setor
Uma análise realizada pelo Wired, utilizando uma ferramenta da organização sem fins lucrativos True Media, especializada na detecção de deepfakes relacionados a eleições, mostrou que as imagens compartilhadas por Trump apresentam “evidências substanciais de manipulação”. Posteriormente, uma das contas pró-Trump que postou essas imagens afirmou que o conteúdo original era apenas “sátira”.
Este não é o primeiro caso em que Trump recorre a imagens geradas por IA para enganar o público. Na semana anterior, ele alegou falsamente que a campanha de Kamala Harris estava usando IA para aumentar artificialmente o tamanho das multidões em seus eventos. Especialistas em desinformação alertam que o uso de ferramentas de IA generativa pode comprometer a integridade das eleições, com exemplos de manipulação já sendo registrados em várias partes do mundo em 2024, segundo apuração do Wired.
Embora não exista um movimento organizado de “Swifties for Trump”, há um grupo ativo de fãs de Taylor Swift que apoia Kamala Harris, chamado Swifties4Kamala. Irene Kim, cofundadora do grupo, afirmou que não precisam de IA para demonstrar apoio a Harris. No entanto, uma fã de Taylor Swift, Jenna Piwowarczyk, demonstrou publicamente apoio a Trump, usando uma camiseta caseira com a inscrição “Swifties for Trump” em um comício.
A artista Taylor Swift, que ainda não declarou apoio a nenhum candidato em 2024, endossou Joe Biden em 2020 e criticou duramente Trump, acusando-o de fomentar racismo e supremacia branca durante sua presidência.
*Com informações do Wired
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!