Transpetro usa IA para aumentar eficiência e reduzir emissões
Iniciativas estão sendo apresentadas na Rio Innovation Week. Solução chamada de Profeta trouxe 290% de aumento da produtividade
Um conjunto de iniciativas baseadas em inteligência artificial (IA) estão gerando resultados positivos na gestão e na redução da emissão de gases de efeito estufa pela Transpetro, empresa brasileira que atua com transporte e logística de combustíveis. O projeto, diz a companhia, “redefine o futuro” do transporte de petróleo e derivados.
“Estamos investindo no uso das novas tecnologias para otimizar processos e aprimorar eficiência e segurança. Destaco, em especial, os projetos ligados à descarbonização das nossas operações, que contribuirão para o fomento de uma economia de baixo carbono”, diz Sérgio Bacci, presidente da Transpetro.
A Transpetro também investe na descarbonização da frota de navios com pesquisa e estudo dos avanços tecnológicos nesta área. O tema foi abordado em conferência realizada por Deise Lima, gerente de soluções de TI para operações e comercial da Transpetro, e por Fábio Bertoldi, consultor de elétrica e automação do Transporte Marítimo.
Leia também: Com o lançamento da MindsID, Minds Digital pretende prevenir R$1,5 bilhão em golpes
Os profissionais da companhia destacarão, no Rio Innovation Week, os avanços da companhia no desempenho em eficiência energética e na descarbonização do transporte marítimo a partir do uso de tecnologias, que contribuíram para reduzir em 8,3% o indicador de gases de efeito estufa em 2023. Entre as tecnologias estão apêndices de casco, tintas anti-incrustantes especiais e melhorias na eficiência de máquinas e sistemas.
Também organizada pela companhia, uma conferência sobre o uso de IA na previsão de consumo e eficiência de materiais ocorreu no dia 13. O painel foi apresentado por Marcelo Fazio, consultor da gerência de dados, analytics e inteligência artificial da Transpetro. Na ocasião, foi apresentado o Profeta, solução de IA desenvolvida pela Transpetro que utiliza robôs para definir a forma mais adequada de gerenciar estoques de materiais. Em três meses, o Profeta avaliou quase metade de todos os materiais utilizados pela Transpetro, proporcionando aumento de 290% de produtividade, diz a empresa.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!