Tim Cook: backdoor em iPhones é como câncer

Author Photo
6:00 pm - 25 de fevereiro de 2016
Tim Cook: backdoor em iPhones é como câncer
A última semana foi conturbada para o CEO da Apple, Tim Cook, por conta do caso envolvendo o suposto atirador de San Bernardino e o FBI. A empresa se recusou a intervir pela agência de investigação norte-americana, afirmando que teria de criar um software para permitir o acesso e isso colocaria em risco toda a sua base de usuários.
Por sua vez, o FBI afirmou que não é essa a intenção da organização, mas a opinião de Cook parece ser irreversível. O executivo, em entrevista ao jornalista David Muir, da rede americana de televisão ABC, comparou o desenvolvimento de um backdoor a um câncer. 
“Não simpatizamos com terroristas”, completou. “Na minha opinião, eles perderam seus direitos no momento em que decidiram fazer coisas terríveis. Não estamos protegendo a privacidade deles, estamos protegendo os direitos e a segurança pública de todas as outras pessoas.”
Blindagem
A empresa não só se recusa a criar uma forma do FBI acessar o iPhone solicitado para a investigação, como também declarou que está trabalhando para tornar ainda mais difícil acessar iPhones.
De acordo com reportagem do The New York Times, a companhia quer evitar o modo de restauração em dispositivos futuros – ou ao menos limitar essa possibilidade. 
O Financial Times também relatou outro possível movimento: a empresa estaria estudando formas de criptografar backups feitos no iCloud e fazer com que apenas os usuários tenham a chave para descriptografá-los (diferente do que acontece hoje, já que a empresa também tem acesso a tais chaves).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.