TCS e Insper assinam acordo de inovação de R$ 50 milhões
TCS e Insper farão protótipos para resolver problemas de negócio usando IA, IoT e robótica, entre outras tecnologias emergentes
A Tata Consultancy Services (TCS) anunciou no fim de outubro a assinatura de um acordo de parceria com o Insper para expandir frentes de inovação no Brasil. O acordo tem previsão de 10 anos de duração e visa estimular o desenvolvimento de protótipos usando tecnologias emergentes como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação espacial, entre outras.
A ideia é que clientes da TCS no Brasil e na América do Sul tenham “acesso a inovações de forma mais rápida e eficiente”, diz a empresa de origem indiana em comunicado enviado ao IT Forum. Entre os setores econômicos que se espera beneficiar com o esforço estão bancos, serviços financeiros e seguros, energia e recursos, manufatura, assistência médica e ciências biológicas, varejo e bens de consumo.
Leia também: EUA investem US$ 825 milhões em centro de P&D de semicondutores em Nova York
De acordo com Bruno Rocha, country head da TCS Brasil, a parceria permitirá “acesso à expertise acadêmica, à capacidade de colaborar com as capacidades de negócios e engenharia que o Insper possui, além de construir um espaço de colaboração para nossos clientes, visando mudanças empresariais, ambientais e sociais no Brasil”, explica.
A frente de pesquisa acadêmica tem como objetivo resolver problemas de negócios comuns entre empresas, diz a TCS. Entre os exemplos de investigações dados pela empresa estão sensoriamento baseado em satélite para produtividade no agronegócio, redução do tempo de inatividade em plataformas de petróleo offshore e desenvolvimento de medicamentos usando IA, por exemplo.
“O desenvolvimento de projetos de engenharia e computação tem sido um dos pilares da instituição nos últimos anos e essa parceria nos colocará na fronteira do desenvolvimento de soluções para problemas reais de empresas, além de oferecer novas possibilidades de aprendizado e experiências para nossos alunos”, diz no mesmo comunicado Rodrigo Amantea, head do hub de inovação e empreendedorismo Paulo Cunha do Insper.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!