EUA investem US$ 825 milhões em centro de P&D de semicondutores em Nova York

Novo centro de pesquisa em Albany impulsionará inovação em semicondutores e reduzirá dependência de tecnologia estrangeira

Author Photo
5:00 pm - 01 de novembro de 2024
Imagem: Shutterstock

O governo do presidente norte-americano Joe Biden anunciou um investimento de US$ 825 milhões em um novo centro de pesquisa e desenvolvimento de semicondutores em Albany, Nova York, com o objetivo de fortalecer a indústria de alta tecnologia nos Estados Unidos e reduzir a dependência de tecnologias estrangeiras.

Informações da Reuters dão conta de que o centro, operado pelo National Semiconductor Technology Center (NTSC) e pela Natcast, será focado em impulsionar a inovação na tecnologia EUV, um processo complexo e essencial para a fabricação de semicondutores, de acordo com o Departamento de Comércio dos EUA.

Leia também: Brasil é o 4º país mais atacado na América Latina, diz Eset; Peru lidera 

“Esse lançamento marca um marco importante para assegurar que os Estados Unidos permaneçam como líderes globais em inovação e pesquisa em semicondutores”, afirmou a Secretária de Comércio, Gina Raimondo. Ela destacou que múltiplos financiamentos como este poderiam reformular drasticamente a produção de chips no país.

A iniciativa acontece em um momento em que o governo dos EUA finaliza novas regras para limitar investimentos americanos em setores de inteligência artificial e outras tecnologias na China, visando proteger a segurança nacional. Essas restrições, que entram em vigor em 2 de janeiro de 2025, fazem parte de um esforço para evitar que o conhecimento americano seja utilizado para desenvolver tecnologias avançadas em países que possam representar risco para os EUA.

*Com informações da Reuters

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.