EUA investem US$ 825 milhões em centro de P&D de semicondutores em Nova York
Novo centro de pesquisa em Albany impulsionará inovação em semicondutores e reduzirá dependência de tecnologia estrangeira
O governo do presidente norte-americano Joe Biden anunciou um investimento de US$ 825 milhões em um novo centro de pesquisa e desenvolvimento de semicondutores em Albany, Nova York, com o objetivo de fortalecer a indústria de alta tecnologia nos Estados Unidos e reduzir a dependência de tecnologias estrangeiras.
Informações da Reuters dão conta de que o centro, operado pelo National Semiconductor Technology Center (NTSC) e pela Natcast, será focado em impulsionar a inovação na tecnologia EUV, um processo complexo e essencial para a fabricação de semicondutores, de acordo com o Departamento de Comércio dos EUA.
Leia também: Brasil é o 4º país mais atacado na América Latina, diz Eset; Peru lidera
“Esse lançamento marca um marco importante para assegurar que os Estados Unidos permaneçam como líderes globais em inovação e pesquisa em semicondutores”, afirmou a Secretária de Comércio, Gina Raimondo. Ela destacou que múltiplos financiamentos como este poderiam reformular drasticamente a produção de chips no país.
A iniciativa acontece em um momento em que o governo dos EUA finaliza novas regras para limitar investimentos americanos em setores de inteligência artificial e outras tecnologias na China, visando proteger a segurança nacional. Essas restrições, que entram em vigor em 2 de janeiro de 2025, fazem parte de um esforço para evitar que o conhecimento americano seja utilizado para desenvolver tecnologias avançadas em países que possam representar risco para os EUA.
*Com informações da Reuters
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!