Sustentabilidade: como a IA pode ajudar a reduzir o desperdício

Reduzir o desperdício, aumentar a produtividade e conhecer o impacto ambiental são alguns dos benefícios da IA para sustentabilidade

Author Photo
9:57 am - 06 de outubro de 2023
Imagem: Shutterstock

A inteligência artificial pode ser considerada o maior desenvolvimento tecnológico dos tempos atuais. Baseada em tecnologia machine learning, que pode aprender como os humanos, a plataforma vem se tornando uma aliada estratégica para enfrentar desafios.

O potencial da IA cresce à medida que a tecnologia é escalada e sua aplicação diversificada. No universo corporativo, vem apoiando grandes empresas na busca por reduzir o desperdício, aumentar a produtividade, conhecer o impacto ambiental de sua produção e melhorar os indicadores de sustentabilidade.

A Danone implementou a IA para planejar sua demanda, após identificar grande volume de produtos produzidos e não vendidos. O sistema faz a análise de dados históricos e em tempo real, gerando insights precisos sobre a quantidade ideal para produção. Essas informações passaram a ser distribuídas entre as fábricas e a marca conseguiu diminuir significativamente o desperdício.

Empresas de saneamento também estão recorrendo à inteligência artificial para garantir resultados mais efetivos. O sistema tem sido aplicado, principalmente, para evitar perdas de água, prioridade para um país que desperdiça 40% de toda a água potável captada em mananciais, segundo o Instituto Trata Brasil. A Sabesp, por exemplo, investe R$ 1 bilhão por ano para redução de perdas em diversos programas e, agora, pretende reduzir esse gasto com a IA.

Outro exemplo é a Braskem, referência no mercado petroquímico, que reduziu em até 40% o volume de produtos que saíam fora das especificações em 20 de suas unidades. A empresa incorporou inteligência para indicar qual a formulação e o modo de preparo ideais para cada tipo de plástico, de acordo com a situação.

A seguir, uma lista de outras funcionalidades que a tecnologia permite ajudar na sustentabilidade:

ü Otimização da cadeia de suprimentos para melhorar a logística;

ü Minimizar atrasos e evitar produtos perecíveis ou sensíveis ao tempo de expiração de serem desperdiçados;

ü Datação de alimentos e controle de estoque para identificar a frescura dos alimentos;

ü Prever a data de validade e monitorar o estoque em tempo real;

ü Predição de falhas em máquinas e equipamentos antes que elas ocorram;

ü Manutenção proativa que evita o descarte desnecessário de itens defeituosos;

ü Personalização de produtos e serviços de acordo com as preferências e necessidades individuais dos consumidores;

ü Evita a produção excessiva de itens não desejados;

ü Gerenciamento de resíduos para otimizar a coleta e o tratamento;

ü Gestão mais eficiente e que reduz o impacto ambiental.

A IA está cada dia mais ao alcance de todos e, independentemente do porte da companhia, os empreendedores podem contratar parceiros que identifiquem a melhor aplicação para evitar desperdícios em cada operação, com considerações éticas, transparência nos algoritmos e compromisso na busca de escalar resultados, garantir sustentabilidade e bem-estar social.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Bruno Rezende

Bruno Rezende é CEO da 4intelligence

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.