Streaming derruba venda e downloads de músicas digitais, chacoalhando a indústria de áudio

Author Photo
11:13 am - 04 de julho de 2014
Streaming derruba venda e downloads de músicas digitais

O número de downloads de músicas está caindo por conta à ascensão do streaming no mercado de música digital. Uma pesquisa do Nielsen realizada nos Estados Unidos no primeiro semestre do ano mostra que o streaming sob demanda aumentou 42% nesse período em relação ao ano passado, alcançando 70 bilhões de streamings de áudio e vídeo. Já a venda de faixas músicas digitais caiu 13%, chegando a 593,6 milhões, e a venda de álbuns 11,6%, somando 53,8 milhões. 

O estudo do Nielsen destaca o movimento da Apple com a compra da Beats por 3 bilhões – além dos famosos fones e acessórios, a Beats oferece serviço de streaming nos EUA – já que o modelo de vendas do iTunes tem apresentado queda. Vale lembrar que o iTunes está disponível em mais de 80 países, incluindo o Brasil, enquanto os serviços de download estão começando a entrar em novos mercados. 
E o país, por sua vez, tem entrado na mira das empresas que oferecem o serviço. Recentemente, o Brasil foi incluído na lista de atuação da maior empresa de streaming de áudio do mundo, o Spotify. O Rdio foi um dos primeiros a chegar por aqui, seguido pelo Deezer. Na prática, os três serviços disponíveis aos brasileiros cobram o mesmo preço, uma média de 14 reais, contudo, os acervos oferecidos são diferentes: o Spotify conta com 40 milhões de músicas, o Deezer 30 milhões e o Rdio com 25 milhões. 
Além da Apple, outras grandes empresas de tecnologia dão sinais de que estão apostando suas fichas para não ficar de fora do mercado de streaming, que é utilizado basicamente por meio de aplicativos móveis, apesar de suas versões para desktop. 
O Google, por exemplo, anunciou na terça-feira (1) a compra do serviço de streaming de música que sugere músicas de acordo com humor dos usuários, o Songza. A empresa de tecnologia lançou seu serviço próprio em 2013, com o Google Play Music, e em junho anunciou serviço pago de streaming de música pelo YouTube – o site afirma que foram fechados acordos com 95% das gravadoras do mercado, como Universal, Sony e Warner, deixando de fora algumas independentes. Além disso, a Amazon também entrou na corrida por meio do Prime Music, serviço de streaming anunciado no mês passado. 
O ponto ao qual queremos chegar aqui é como o streaming está mudando o mercado de música e, talvez, ele seja tão disruptivo quanto foram os CDs há 15 anos e, posteriormente, o formato MP3, impactando principalmente a receita das gravadoras. Mesmo assim, ainda não está muito claro como vai ficar a situação das gravadoras nesse mercado. 
E como o elo mais fraco sempre acaba sofrendo maiores consequências, as gravadoras independentes podem ser as mais prejudicadas. A WIN (Worldwide Independent Network), associação que representa diversas gravadores pequenas, divulgou um comunicado recentemente no qual criticava YouTube por oferecer acordos injustos, onde também alevaga que o site ameaçou bloquear o conteúdo de quem não aceitasse os termos. 
Mais do que uma nova onda tecnológica, a popularização desses serviços sinalizam novas disrupções na indústria musical, onde as gravadoras talvez não tenham muitas alternativas além de aderir. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.