Stone centraliza sistema de monitoramento e reduz tempo de análise de incidentes

Projeto foi feito em parceria com a Cisco e conta com mais de 300 câmeras

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2:03 pm - 28 de outubro de 2022
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Com foco em gerenciar de forma centralizada os sistemas de CFTV de seus escritórios, data centers e centros de distribuição, o sistema de monitoramento da Stone implementou o Cisco Meraki. A ferramenta dispensa a necessidade de servidores locais (DVRs) por meio de uma solução de gerenciamento na nuvem, que otimiza a complexidade de gestão de diversos dispositivos. Assim, a Stone consegue administrar com mais segurança a entrada e a saída dos colaboradores, além da facilidade na análise e no tratamento de incidentes, como portas abertas ou liberação indevida de acesso.

Antes da implantação, a Stone tinha um grande desafio de gerenciamento do acesso e da análise e do tratamento de incidentes, já que possuía diversos dispositivos de gravação de imagens espalhados e de forma descentralizada. O projeto conta com 331 câmeras Meraki e 160 switches Cisco.

“Necessitávamos padronizar versões de firmware de equipamentos, nos preservar de falhas físicas e discos corrompidos, entre outros problemas que poderiam surgir. Após a chegada da solução da Cisco, conseguimos sanar todas essas dificuldades por meio do gerenciamento centralizado, e podemos nos preocupar somente com o nosso core business. Hoje, nossa infraestrutura é toda em nuvem e utilizamos diversas funções e integrações via API, fazendo com que todos os nossos sistemas se comuniquem, sejam inteligentes e tomem decisões automatizadas. Acreditamos que, com essa solução, demos um grande salto tecnológico para o time de Segurança Física”, afirma Ricardo Galossi, Chief Information Security Officer (CISO) da Stone.

A companhia utiliza, ainda, o recurso de API da Cisco Meraki para integrar a ferramenta oficial de ITSM com o sistema de controle de acesso e de registro de incidentes. Dessa forma, usa os recursos de detecção e de análise de pessoas e objetos, reduzindo o tempo de avaliação de incidentes de casos que precisam de um estudo mais aprofundado.

Neste processo com a Cisco, estão entre os principais ganhos para o negócio da Stone: a redução de tempo de investigação de incidentes em até um dia; o monitoramento em tempo real de fotos e vídeos, se houver incidentes com disparo automático dos dados para os times de Ouvidoria e Jurídico analisarem os casos; a garantia de imagens armazenadas em nuvem por um período de 90 dias; além de ganhar mais eficiência do time de segurança física, que gerencia os sistemas e, consequentemente, proporciona mais segurança para todos da companhia.

O projeto na Stone também contou com a participação da NTT Ltd., que apoiou a companhia na implementação do sistema, a fim de justificar os benefícios da solução em relação ao ganho de tempo, integrações, melhoria de processos e retorno sobre investimento (ROI).

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