Stone Age firma parceria com a Porto Seguro Cartões e implementa ferramenta para armazenar e comprimir volume extremo de dados

Author Photo
7:29 pm - 21 de novembro de 2017
banco de dados banco de dados

A Stone Age acaba de firmar parceria com a Porto Seguro para implantação da ferramenta “Stone Age DHX”. A nova solução, aplicada na área de cartões de crédito da seguradora, é capaz de comprimir e reduzir centenas de milhões de documentos, economizando aproximadamente 90% do tamanho original, sem perda de informações.

Segundo Marcos Paulo Barreto, analista de dados da Stone Age, a demanda apresentada pela Porto Seguro Cartões envolvia a necessidade de comprimir cinco anos de faturas – mais de 100TB -, com capacidade de busca por metadados, sem downtime – funcionamento 24h/7 – e possibilidade de acesso de locais distintos. “Conseguimos chegar em uma taxa de compressão de 96%, com diversas opções de buscas como: tipo de envio da fatura, bandeira e tipo do cartão, data de vencimento, entre outras. E tudo isso com redundância geográfica e sincronismo sem interrupção de acesso” – explica Barreto.

Com tempo de resposta recorde e implantação extremamente rápida – apenas 4 meses, desde a análise até a finalização do projeto -, a “Stone Age DHX” já apresenta resultados expressivos para a Porto Seguro Cartões. Com uma infraestrutura bastante econômica, com cerca de 100 mil acessos/dia, a solução retorna as consultas em 2 segundos em média, sendo ainda escalável nessa capacidade de consultas. Além de permitir ao cliente total controle e segurança no acesso aos dados, com uma interface webservice, de fácil usabilidade e integração a outros sistemas.

“O DHX libera espaço de seu sistema primário, mas ao mesmo tempo mantém todos os dados acessíveis através de APIs e ferramentas customizáveis. Com isso, o custo de manutenção de TI, com backups e armazenamento, também diminui bastante” – conclui Marcos Barreto.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.