Startup cria simulador 3D para aulas de anatomia

Author Photo
4:00 pm - 13 de fevereiro de 2017

A inovação é da startup brasileira Csanmek, especializada em sistemas e soluções para o mercado educacional. Ela desenvolveu um simulador 3D que promete substituir o uso de cadáveres em aulas de anatomia e em estudos clínicos, hospitalares e laboratorial.

A tecnologia é uma Plataforma Multidisciplinar 3D, que funciona como uma mesa que exibe modelos tridimensionais altamente detalhados e anatomicamente corretos, de acordo com a empresa, de todos os sistemas do corpo humano, incluindo sistema de conexão com lousas digitais e retroprojetores.

Claudio Santana, fundador da Cansmek, destaca que a solução foi desenvolvida por uma equipe amplamente qualificada, com experiência em diagnósticos e imagens DICOM. Estas são imagens médicas provenientes de tomógrafos, ressonâncias magnéticas e demais equipamentos de imagens para uso de diagnóstico.

Ele acrescenta que apesar de ser um equipamento para educação, permite a utilização e aprendizado dos médicos e profissionais da saúde, em casos reais para melhorar o aprendizado e compreensão das estruturas anatômicas reais, e modeladas.

Recursos avançados

Segundo a empresa, o sistema agrega, em um único equipamento, ferramentas educacionais de diversas disciplinas e atende uma gama de matérias, sendo uma alternativa completa para o uso em educação nas diversas áreas da saúde.

A plataforma conta ainda com ferramenta que possibilita procurar e localizar estruturas anatômicas pelo nome, além de contar com modelos dinâmicos das estruturas musculares e módulos para operar em aulas de fisiologia e histologia. Além disso, conta com conexão ao microscópio digital e projeção “touch”.

Além dos cursos de medicina, a tecnologia também pode utilizada em aulas de veterinária, engenharia, cursos técnicos na área da saúde e educação básica.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.