Startup Collact usa nuvem e mobilidade a seu favor

Author Photo
12:05 pm - 19 de novembro de 2015
Startup Collact usa nuvem e mobilidade a seu favor

A tecnologia tende a desaparecer. Foi com essa previsão que Bernardo Brugnara, fundador da startup Collact, programa de fidelidade digital e inteligente, iniciou sua apresentação intitulada Cultura mobile mudando o universo de cloud, no IT Forum Expo, realizado em São Paulo, nos dias 17 e 18 de novembro. A afirmação pode causar estranheza, mas a própria história da humanidade, como citou o empreendedor, comprova a teoria. 

“Se olhamos a frequência que ‘estrada de ferro’ aparece nos livros, depois de 1900 o termo começa a desaparecer dos registros. O mesmo acontece ao buscar energia elétrica”, refletiu. E o que acelerou essa mudança? A mobilidade. “Os smartphones significam o fim do mundo desconectado para o consumidor e uma cadeia totalmente nova de suprimentos”, constatou.

Hoje, lembrou, o celular sabe muito mais de você do que se pode imaginar, culminando no que os jornalistas Robert Scoble e Shel Israel batizaram de a Era do Contexto. Para ilustrar essa nova fase, Brugnara fez uma analogia com Alfred, mordomo e tutor do bilionário Bruce Wayne, o Batman. Alfred representa a figura de um assistente pessoal, que pode ajudar em diferentes situações por conhecer muito bem seu chefe. “Todo mundo quer um assistente pessoal e hoje cinco forças estão possibilitando a existência da era do contexto: dispositivos móveis, sensores, localização, mídias sociais e cloud”, listou.

Esse cenário tem gerado uma série de oportunidades e é nesse ponto que se encaixa a história da Collact. Brugnara e seu sócio tinham registrado passagens por grandes empresas após se formarem em marketing, mas identificaram uma lacuna no mercado. Grandes estabelecimentos comerciais têm verbas generosas para ações de marketing para atrair e reter clientes, mas as pequenas, com recursos limitados, acabam não investindo nesses pontos. Foi aí que surgiu a Collact, que tem a proposta de ser o programa de fidelidade de pequenos estabelecimentos como salões de beleza, petshops e restaurantes, com o objetivo de aumentar a frequência dos clientes no lugar, a fidelização e ampliar o tiquete médio. 

Seu funcionamento é simples. Ao entrar em um estabelecimento, ao lado do caixa, o consumidor observa um tablet Positivo equipado com o sistema Collact. Basta o consumidor inserir seu CPF no sistema e acumular pontos que podem ser trocados por produtos no estabelecimento, substituindo o antigo papel com selos e levando mais inteligência ao processo. 

O sistema vai muito além de um plano de fidelidade em papel”, pontuou. Isso porque, com os dados coletados, o proprietário do estabelecimento pode verificar os clientes mais assíduos e os que não aparecem tanto, podendo interagir com eles para incentivá-los a voltar. Tudo isso é possível, diz o empreendedor, porque há um entrelaçamento entre a nuvem e o tablet. 

Até o momento, a Collact está presente em 210 estabelecimentos e iniciou os trabalhos por São Paulo, mas a ideia, segundo Brugnara, é ampliar os horizontes e chegar a novas cidades. Quando isso acontecer a nuvem a mobilidade estarão a postos para garantir o sucesso da inciativa. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.