Startup brasileira cria tecnologia voltada a seleção às cegas por vídeo

A Jobecam, plataforma de empregos que busca otimizar os processos de recrutamento e seleção, por meio da ferramenta de vídeo e uso de algoritmos inteligentes, acaba de lançar nova funcionalidade: a vídeo blind interview. A solução possibilita que o candidato se destaque ao recrutador por suas competências, sem a possibilidade de preconceito ou discriminação no meio do caminho.

Na opção de entrevista às cegas on-line, as informações dos candidatos e os vídeos gravados ficam ocultos para as empresas, o recrutador escuta as respostas e só acessa o material completo caso aprove o candidato. O time da Jobecam batizou a metodologia de The Experience!

“A ideia surgiu no programa de aceleração da Oracle, em que estamos inseridos. Em conversas com os executivos da empresa sobre diversidade, percebemos que existiam poucas ferramentas para ajudar os recrutadores e gestores neste desafio de inclusão. Eu mesma senti esta ‘dor’ ao mudar para o sudeste há 4 anos. Se nos processos que participei, eu tivesse sido avaliada por meio de entrevista às cegas, ter uma formação em uma área tão específica e até ser nordestina não teriam sido pontos a serem analisados como sei que muitas vezes foram, e sim a minha experiência em gestão de pessoas em anos atuando com Recursos Humano”, destaca Cammila Yochabell, fundadora e CEO da Jobecam.

A nova opção não é obrigatória para os recrutadores, mas oferece uma alternativa mais justa e inclusiva para os processos seletivos. Um estudo realizado por professores das universidades da Carolina do Norte e de Portland, nos Estados Unidos, com dados de mais de mais de três mil companhias, de 2001 a 2104, mostra que empresas que investem em políticas de incentivo à diversidade e inclusão são mais inovadoras. Os resultados são mais eficazes e trazem mais valor às companhias.

Em ambas as possibilidades, a startup utiliza inteligência artificial para cruzar os dados dos profissionais junto ao perfil que as empresas buscam. Ao cadastrar uma vaga, palavras-chave são apontadas pelo recrutador e o algoritmo inteligente da Jobecam procura, entre os vídeos currículo cadastrados no sistema, por candidatos mais adequados ao perfil desejado.

Passada essa fase, as empresas também podem fazer perguntas customizadas para os candidatos que mais se encaixam à vaga. Eles respondem por meio de novos vídeos, tornando a busca por emprego mais simples, economizando tempo e também dinheiro.

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

6 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

7 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

7 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

9 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

10 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

10 horas ago