South Atlantic Cable System (SACS) começa a ser instalado em águas profundas

Author Photo
10:22 am - 16 de novembro de 2017
fibra óptica, fibras ópticas, infraestrutura de rede

O South Atlantic Cable System (SACS), primeiro cabo submarino a cruzar o Atlântico Sul está na etapa final da sua instalação entre os continentes africano e sul-americano. A Angola Cables, companhia responsável pela instalação e operação do SACS, e a NEC Corporation, empresa japonesa de integração de sistemas de cabos de fibra óptica de alta qualidade e responsável pela sua construção, contrataram a Orange Marine, renomada empresa francesa de transporte de cabo, para começar a colocação do cabo em águas profundas.

SACS: 75% completo

Como a primeira e única ligação entre Angola e Brasil, o SACS tem previsão de estar em total operação no primeiro semestre de 2018. A fase de instalação em águas profundas deve levar cerca de 90 dias e vai cobrir uma extensão de 6,2 mil quilômetros de cabo, à mais de 5 mil metros de profundidade.

“Quando o SACS estiver totalmente pronto, em conjunto com a sua infraestrutura complementar proporcionada pelos outros cabos – WACS e Monet -, haverá uma mudança de paradigma no transporte global de dados de telecomunicações”, explica António Nunes, CEO da Angola Cables. Com o SACS em operação, clientes de varejo intercontinentais notarão uma melhora na latência equivalente a cinco vezes o que é hoje, assim como melhor acesso com a América, um dos maiores produtores e agregadores de serviços e conteúdos digitais.

“O SACS representa uma oportunidade para Angola se tornar um dos hubs de telecomunicação na África subsaariana. Investimentos em sistemas de cabos submarinos e data centers estão criando pontes digitais e aproximando continentes, mas também melhorando o acesso aos principais circuitos internacionais de telecomunicações”, completa Nunes. “Esperamos proporcionar vários benefícios econômicos para Angola, assim como para outras regiões em que tivermos a existência de redes nossas, proporcionando efeitos positivos que incluem investimentos adicionais de empresas de tecnologia que exigem altos níveis de conectividade”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.