Mercado de serviços gerenciados de TI deve atingir US$ 472 bilhões em 2023

Segundo estudo encomendado pela Cisco, parceiros de canal de TI com foco em serviços gerenciados devem ter um crescimento mundial de 12,7% em 2023

Author Photo
4:15 pm - 10 de outubro de 2023
Imagem: Shutterstock

O mercado de serviços gerenciados de TI vive um dos seus melhores momentos. Segundo estudo global realizado pela Canalys a pedido da Cisco, os parceiros de canal de TI com foco em serviços gerenciados devem ter um crescimento mundial de 12,7% em 2023, atingindo um valor total de US$ 472 bilhões. Este crescimento supera o crescimento estimado de 3,5% nos gastos gerais com TI.

Na análise do estudo, esse crescimento é impulsionado por um aumento na demanda por serviços e conhecimentos especializados em cibersegurança. Mais da metade (56%) dos parceiros de canal esperam um crescimento das receitas provenientes de serviços gerenciados de segurança cibernética em 2023.

Leia também: Porque todo talento de TI deve ser insubstituível

“Os clientes estão integrando mais tecnologia em suas operações e esperam que seus parceiros de TI forneçam agilidade, valor e modelos de consumo flexíveis para gerenciar com eficiência suas necessidades tecnológicas crescentes e complexas”, disse Alexandra Zagury, vice-presidente de Partner Managed Services e ‘as-a-Service Sales’ na Cisco. “O ecossistema em evolução de parceiros de TI que vendem serviços gerenciados está se adaptando para atender às necessidades e aos desafios dos clientes, encontrando maneiras de modular e integrar o que antes eram soluções personalizadas. Prevemos mais inovação e especialização dos parceiros de canal por meio de serviços gerenciados que oferecem resultados de negócios distintos e experiências excepcionais.”

Na América Latina, a receita de serviços gerenciados é atualmente de US$ 11 bilhões e espera-se que registre uma taxa de crescimento de 11 a 12%. No Brasil, as receitas entregues por parceiros de canal em 2022 apresentou um crescimento impressionante, aumentando 14% em relação ao ano anterior. Este aumento representa um total de US$ 3,4 bilhões.

Crescimento global

O estudo destaca ainda que a confiança entre os parceiros de canal que vendem serviços aumentou significativamente, impulsionada pelo crescimento global. Em junho de 2023, 35% dos parceiros de canal afirmaram esperar um crescimento de pelo menos 20% nos seus negócios de serviços gerenciados este ano. Isto representa um aumento significativo em comparação com os 27% registrados em 2022 e aponta para uma rápida atualização dos serviços gerenciados por organizações de todos os tamanhos.

“Os serviços gerenciados são a força que impulsiona a adaptabilidade e o crescimento da indústria global de TI. A nossa pesquisa reforça o potencial substancial das empresas que vendem serviços gerenciados, abrindo diversos caminhos para que prosperem numa era pós-pandemia”, disse Robin Ody, analista sênior da Canalys.

O gerenciamento da infraestrutura em nuvem também foi identificado pela pesquisa como outra oportunidade importante de crescimento. À medida que as organizações digitalizam as operações e migram para a nuvem, elas enfrentam desafios com infraestruturas de nuvem complexas que abrangem nuvens privadas e públicas, juntamente com aplicativos e serviços distribuídos. Isto resultou em um aumento da necessidade por gerenciamento e expertise em infraestruturas de nuvem e 55% dos parceiros de canal esperam que as receitas neste segmento cresçam no ano em curso.

Veja mais: 9 dicas para aprimorar a busca e a produtividade com o ChatGPT

O crescimento das receitas dos provedores de serviços gerenciados também deverá acelerar com tecnologias emergentes como a inteligência artificial e a ênfase crescente em medidas de sustentabilidade impulsionadas por investimentos em TI. De acordo com o estudo, quase seis em cada 10 parceiros (59%) acreditam que a inteligência artificial representa uma oportunidade de negócio e 39% afirmam que ela será “significativa” ou “enorme”. Da mesma forma, 57% acreditam que os clientes estariam dispostos a pagar mais por produtos e soluções de sustentabilidade.

“Em sua essência, os serviços gerenciados consistem em que as empresas obtenham o máximo dos investimentos em tecnologia e, à medida que surgem novas tecnologias, os serviços gerenciados são vitais para a estratégia de negócios digital de uma organização. Ao se especializarem em verticais, tecnologias ou mesmo áreas geográficas específicas, os parceiros de serviços gerenciados estão ajudando os clientes a resolver seus desafios de TI, eliminar a complexidade e fornecer resultados que impulsionam os negócios”, conclui Ody.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.