Sensedia: cultura forte e senso de pertencimento para enfrentar a pandemia

Com foco nas pessoas e gestão otimista, Sensedia inova em meio à crise. Iniciativa com talentos rendeu à Head de People o Executivo de TI do ano

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7:31 pm - 22 de abril de 2021

Com a pandemia do coronavírus no último ano, as organizações precisaram estabelecer novas dinâmicas de trabalho e recalcular a rota definida para 2020 até então. O caso da Sensedia não foi diferente: em pleno crescimento, a empresa teve de redefinir processos e transformar sua relação com os colaboradores, até então desenvolvida de forma primariamente presencial.

À frente dessa reestruturação está Daniela Domingues Fiamengui, Head de People & Culture da Sensedia. Psicóloga de formação, a executiva tem uma trajetória marcada por empresas de tecnologia e startups, além de uma experiência como empreendedora que a fez considerar outros caminhos antes de retornar ao mundo corporativo.

“Voltei para o mercado em uma empresa gigantesca de energia, que foi comprada por uma estatal chinesa enquanto eu estava lá. A questão da cultura começou a doer em mim, e foi quando eu recebi a proposta da Sensedia para ajudar a construir uma identidade cultural da organização”, conta Daniela.

À época do convite, em 2018, a Sensedia deixava de ser uma spin-off da CI&T e já começava a caminhar com as próprias pernas. Com a chegada de Daniela Domingues ao time, o foco era desenvolver uma cultura organizacional forte, que desse conta do novo momento da empresa e dos desafios que viriam.

“Comecei com uma equipe de apenas três pessoas e trabalhamos intensamente para estruturar todos os processos do setor, além da própria identidade da Sensedia, nossos valores e objetivos”, descreve a líder, destacando as ações de Employer Branding e Employee Experience realizadas em 2018 e 2019.

Isso não é um teste

No começo de 2020, a expectativa era dar continuidade às melhorias implementadas no período anterior, mas o surto do covid-19 obrigou Daniela a rever os planos. Pouco se sabia sobre a dimensão que a pandemia poderia ter nos meses seguintes ou qual seria o impacto da chegada do vírus ao Brasil.

Assim, a decisão do departamento de pessoas foi pela realização de um teste do modelo de trabalho remoto, para que os colaboradores da Sensedia pudessem avaliar a possibilidade do home office.

Agendado para o dia 17 de março de 2020, o ensaio não chegou a acontecer, pois a data marcou o início das medidas de distanciamento social no País. O que seria um único dia de trabalho em casa se tornou um regime que mudaria completamente os processos da empresa.

Com a indefinição acerca do período de isolamento social, os arranjos temporários deram lugar a soluções mais perenes. “Fomos assertivos para pensar em novos rumos ainda em meados de abril. Percebemos cedo que não precisávamos esperar por um retorno presencial, porque ele poderia não acontecer. Então, o combinado foi que a volta [ao escritório] seria para quem quisesse, quando isso fosse possível. Essa foi a realidade com a qual começamos a lidar”, afirma a Head.

Com uma dose generosa de otimismo, Daniela Domingues se descreve como “uma pessoa extremamente movida por desafios e mudanças”. As adaptações do regime full remote foram vistas como oportunidades de trabalhar a cultura organizacional de maneira diferente.

“O verbo pertencer veio como um insight para mim. Não é só sobre trabalhar de qualquer lugar, mas sobre se sentir pertencente, não importa onde estiver. Juntamos squads responsáveis por cultura, metodologias, processos e mudanças da organização e aceitamos o desafio de transformar a experiência das pessoas em algo positivo”, relembra Daniela.

Work where you belong

Diante dos avanços obtidos na área de cultura da Sensedia em 2018 e 2019, um dos receios da executiva era que a marca empregadora sofresse com a transição dos colaboradores para o trabalho remoto. Assim, os esforços do programa ‘Work where you belong’ foram alocados em três frentes.

Where: Focada em aprimorar a experiência do home office e proporcionar conforto aos colaboradores, tanto nas questões materiais (ergonomia, dispositivos, suporte etc.) quanto no que diz respeito à rotina e comunicação, garantindo o bem estar de todos;

Work: Nessa frente, as metodologias ágeis foram adaptadas para o ambiente digital, assim como os processos de recrutamento e seleção, que passaram a ser completamente remotos e contemplar candidatos de todo o Brasil, ao invés de privilegiar aqueles mais próximos das sedes físicas da Sensedia;

Belong: É a parte da iniciativa que busca levar a cultura da empresa até as pessoas, onde quer que elas estejam. Por meio de eventos, ações internas, confraternizações, grupos de afinidade e atitudes que reconhecem o valor dos colaboradores, a ideia é “proporcionar uma experiência de pertencimento”.

Pertencimento, diversidade e inclusão

Segundo Daniela Domingues, as pautas da inclusão social e da diversidade na tecnologia já recebiam destaque na Sensedia antes da pandemia, mas o movimento “Work Where You Belong” fez emergir novos diálogos entre os colaboradores. O impacto do programa contribuiu para a organização do grupo de afinidade PertenSer, focado na representatividade e na pluralidade de vozes dentro da empresa.

Aliadas às novas diretrizes de contratação remota, as políticas de inclusão foram potencializadas pela possibilidade de atrair e reter talentos em outras localidades. Com dinâmicas assíncronas de onboarding e capacitação, a Sensedia viu um aumento de 40% do seu quadro de funcionários em 2020.

“Agora estamos com uma média de 35 a 40 novos colaboradores por mês”, diz Daniela, acrescentando que a identificação dos candidatos com a cultura da empresa já começa antes mesmo da entrevista. “Além disso, com a expansão da Sensedia para outros países, os colaboradores podem assumir projetos internacionais sem sair do Brasil”.

Depois da pandemia, foco na experiência

Mesmo com o retorno às atividades presenciais autorizado, a expectativa é de que a maioria dos funcionários continue trabalhando de forma remota, ou, pelo menos, híbrida. Pensando nisso, o escritório de Campinas foi totalmente revitalizado em 2020.

Durante a reforma, os funcionários da Sensedia puderam responder a um questionário indicando se havia intenção de retornar definitivamente ao escritório depois da pandemia. “Para a minha surpresa, dos quase 380 colaboradores que tínhamos à época, apenas cinco deles responderam que queriam voltar ao modelo 100% presencial. Por isso, diminuímos os postos de trabalho e aumentamos os postos de convivência. Transformamos nossos escritórios em centros de experiência”, explica Daniela.

Finalistas do Executivo de TI do ano – Indústria

Categoria Talentos

Vencedora – Daniela Domingues Fiamengui – Head de People & Culture, Sensedia

Finalista – Andre Guimaraes Frederico – Executive Director & Head Of Cloud Solutions, TIVIT

Finalista – Wander Marques Cunha – Director & Head Of Digital Business, TIVIT

 

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