RTM fecha acordo para oferecer plataforma da Monkey

A RTM e a Monkey fecharam acordo para oferecer o produto da startup para todos os 500 clientes da RTM de forma fácil e segura. O acordo prevê a venda da plataforma da Monkey, pela RTM, para um número mínimo de instituições financeiras em troca de uma participação minoritária no capital da fintech de crédito.

A Monkey é uma empresa de negociação de recebíveis totalmente online criada em julho do ano passado por Gustavo Muller e Bruno Oliveira, tendo como investidores a Wayra Telefonica e Marcelo Maisonnave. A parceria entre a fintech e a maior provedora de serviços para integração do mercado financeiro, controlada pela ANBIMA e pela B3, pode revolucionar esse mercado no Brasil, democratizando a oferta de crédito.

Com esse acordo, a Monkey expande seu mercado e ganha musculatura; e os bancos, acesso a um ambiente seguro e escalável de negociação. Por ser online, a plataforma permite que as instituições financeiras digitalizem esse produto. O Banco Pine foi o primeiro a adotar a tecnologia.

A Monkey nasceu com o propósito de dar financiamento mais barato e em maior volume à cadeia de fornecedores de grandes empresas. Graças à tecnologia, elas podem antecipar seus títulos de recebíveis, numa espécie de leilão, a uma taxa de juros muito semelhante à das grandes empresas para as quais fornecem seus produtos e serviços.

“Os investidores, do outro lado do balcão digital, não enxergam quem está vendendo. Eles precificam e compram o risco das grandes empresas, em um ambiente mais formal. Por isso a taxa cai”, explica Gustavo Muller, sócio-fundador da Monkey. “Quando os bancos começarem a utilizar nossa plataforma, todos ganham. Como todo o processo é digital, os custos naturalmente vão cair, barateando, por sua vez, a taxa de juros cobrada dos pequenos e médios. ”

Fundada há 20 anos, a RTM é a maior provedora de serviços para integração do mercado financeiro brasileiro, oferecendo infraestrutura de telecomunicações e soluções de tecnologia em ambiente de nuvem privada com total segurança e alta taxa de disponibilidade para mais de 500 instituições distribuídas por 17 estados.

Para o Diretor Geral da RTM, André Mello, a Rede está sempre preocupada em oferecer soluções que tragam agilidade e segurança ao mercado. A parceria é fruto do programa de inovação Desafio RTM, lançado em 2016, que contou com a participação de 53 startups e resultou na parceria com a Monkey.

“Trata-se de uma solução inovadora no modelo de negócio, que auxilia o mercado financeiro como um todo, além de beneficiar pequenas e médias empresas com uma nova opção de fonte de recurso financeiro, contribuindo para a retomada de crescimento da economia brasileira. Disponibilizamos a infraestrutura tecnológica necessária, bem como serviços de gerenciamento, monitoramento, segurança e disponibilidade do ambiente. Nosso principal diferencial é oferecer um meio de comunicação no qual o cliente dispõe de confiança e total segurança para realizar suas operações”, afirma o executivo.

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

9 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

10 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

10 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

12 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

12 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

13 horas ago