RNP inaugura centro para monitorar ataques cibernéticos em tempo real

SOC fica em Brasília e vai monitorar ataques cibernéticos contra universidades, instituições de pesquisa e hospitais universitários

Author Photo
9:12 pm - 31 de agosto de 2023
CISOs, cibersegurança, incidentes de segurança, empresas Imagem: Shutterstock

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugurou essa semana o Centro de Operações em Segurança (SOC, sigla em inglês para Security Operation Center), em Brasília. O centro irá monitorar em tempo real ataques cibernéticos contra universidades, instituições de pesquisa e hospitais universitários.

Segundo a RNP, o seu SOC terá a capacidade de monitorar em tempo real as principais ameaças cibernéticas ao seu sistema, que atende mais de 500 instituições e mais de 4 milhões de usuários. A expectativa é que o centro possa responder aos incidentes de segurança de forma mais imediata, além de criar a capacidade de gerar inteligência de ameaças e possibilitar maior visibilidade do cenário de cibersegurança.

“Hoje, mais do que antes, é importante não apenas corrigir e intervir em incidentes, mas também antever e prever”, ressaltou Nelson Simões, diretor-geral da RNP. “O SOC-RNP é um modelo que está sendo inaugurado. E a nossa meta em três anos é ter outros seis centros regionais operando em conjunto, para que possamos ter um sistema robusto para antecipar, prever e nos apoiar a ter um ambiente seguro na rede acadêmica brasileira”.

Veja ainda: 51% das senhas mais comuns podem ser decifradas por IAs em menos de um minuto

Durante o lançamento do SOC-RNP, o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Manoel Rebelo Fernandes, destacou que a segurança cibernética das instituições de ensino e pesquisa também têm papel na soberania nacional.

“Em torno da rede da RNP transmitimos não só informação, mas sobretudo conhecimento e desenvolvimento. É fundamental ter segurança para que a rede opere, mas é fundamental também do ponto de vista da soberania. Soberania não só do Brasil, mas também uma que viabilize a integração latino-americana”, afirmou.

“A RNP é uma instituição ligada ao setor público diretamente. Tem uma responsabilidade imensa. E este passo que está sendo dado é muitíssimo importante para não só dar garantia às nossas instituições, mas também ao projeto de desenvolvimento do nosso país. Acho que é um momento muito importante para a RNP e sobretudo para a Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil”, explicou Inácio Arruda, secretário de C&T Para o Desenvolvimento Social do MCTI.

O trabalho do SOC-RNP vai complementar o que já é realizado pelo CAIS (Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança), criado pela RNP há 26 anos, e responsável pela segurança cibernética das instituições conectadas.

​​O SOC-RNP também terá o compromisso de contribuir com a comunidade, promovendo as melhores práticas de segurança e compartilhando conhecimentos de operação em segurança com instituições como a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedClara) e o Grupo de Trabalho de Segurança Regional das Redes Acadêmicas de Latam e Caribe (eduLACSEG).

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.