Remessas de PCs subiram no último trimestre, mas caíram 14,8% em 2023
Mercado mostra sinais de recuperação após vários trimestres consecutivos de declínio, diz consultoria
O Gartner anunciou essa semana seu levantamento trimestral sobre o mercado mundial de computadores pessoais. Foram vendidos, quarto trimestre de 2023, 63,3 milhões de unidades, aumento de 0,3% em relação ao mesmo período de 2022. É a primeira vez que as remessas trimestrais aumentam após oito trimestres consecutivos de declínio.
O Gartner projeta que o mercado de PCs voltará a crescer anualmente em 2024. No ano passado, no entanto, as remessas de PCs alcançaram 241,8 milhões de unidades, diminuição de 14,8% em relação a 2022. É a primeira vez que o volume de remessas cai para abaixo de 250 milhões desde 2006.
“O mercado de PCs atingiu o limite de seu declínio após um ajuste significativo”, diz em comunicado Mikako Kitagawa, analista do Gartner. Segundo ele, os estoques estão normalizados, problema que assolava a indústria desde a pandemia. “Este crescimento sutil sugere que a demanda e a oferta finalmente estão equilibradas. No entanto, essa situação provavelmente mudará devido à esperada alta nos preços dos componentes prevista para 2024, bem como às incertezas geopolíticas e econômicas”.
Leia também: Marinha dos EUA quer usar computadores quânticos em satélites espiões
Segundo o analista, os seis principais fornecedores mapeados mantiveram posições sem ganhos ou perdas significativos.
Ranking de fabricantes
Não houve alterações no ranking dos seis principais fornecedores no quarto trimestre de 2023. No entanto, os resultados de desempenho foram mistos. Lenovo, HP, Apple e Acer registraram crescimento ano a ano, enquanto Dell e ASUS apresentaram declínio.
A Lenovo teve o primeiro crescimento ano a ano nas remessas mundiais de PCs desde o terceiro trimestre de 2021, com aumento de 3,2%. A economia em declínio na China impactou a demanda por PCs em geral, principalmente a Lenovo, já que o país é o maior mercado da marca. O crescimento de laptops na América Latina foi robusto, superando a média regional, diz o Gartner.
Outros fornecedores tiveram resultados mistos. A HP Inc. teve seu segundo trimestre consecutivo de crescimento ano a ano e crescimento sequencial nas remessas mundiais de PCs, enquanto a Dell registrou seu sétimo trimestre consecutivo de queda ano a ano.
O mercado de PCs dos EUA registrou o primeiro crescimento ano a ano desde o segundo trimestre de 2021, com um aumento de 1,8% no quarto trimestre de 2023. Uma queda nos desktops compensou o crescimento dos laptops.
A HP manteve liderança no mercado norte-americano de PCs, com participação de 27,7%. A Dell ficou em segundo lugar, com 24,2% no mercado de PCs dos Estados Unidos.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!