Ransomware salta 181% em 2022, alerta Kaspersky

Lançamento de malware também cresceu em relação a 2021, com 400 mil novos arquivos maliciosos distribuídos a cada dia

Author Photo
5:30 pm - 06 de dezembro de 2022
ataques cibernéticos, ataques, ransomware Imagem: Shutterstock

As tentativas de ataque ransomware aumentaram 181% em 2022, revelou novo Boletim de Segurança da Kaspersky. O levantamento anual é feito a partir dos sistemas de detecção da empresa de cibersegurança. Segundo os pesquisadores da Kaspersky, esse salto no número de ransomware corresponde às descobertas diárias, chegando a 9.500 bloqueios de ransomware por dia.

O lançamento de malware também cresceu em relação a 2021. Neste ano, foram descobertas em média 400.000 novos arquivos maliciosos distribuídos a cada dia, o que corresponde a um aumento de 5% em comparação com o ano anterior. No total, foram detectados aproximadamente 122 milhões de arquivos maliciosos em 2022, seis milhões a mais do que no ano anterior.

As soluções de segurança da Kaspersky também detectaram um crescimento de 142% na participação dos downloaders; programas usados para instalar novas versões de malware ou aplicativos indesejados nos dispositivos infectados.

O sistema operacional mais atacado continua sendo o Windows. Neste ano, a Kaspersky registrou uma média de quase 320.000 arquivos maliciosos para o sistema Windows — o que representa 85% do total. Nos últimos dez meses, a parcela de arquivos maliciosos diários direcionados para o Microsoft Office dobrou (236% de crescimento). Já o Android é o sistema operacional móvel mais visado entre os malfeitores.

Em 2022, houve um aumento de 10% na parcela de arquivos maliciosos diários que visam a plataforma Android. Juntamente com os usuários do Windows e do pacote Office, os clientes do Android se tornaram um dos alvos favoritos dos fraudadores.

Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina, lembra que com o desenvolvimento do malware-como-serviço, qualquer fraudador novato agora pode atacar dispositivos sem ter qualquer conhecimento técnico de programação. “Nunca foi tão fácil tornar-se um cibercriminoso. É essencial não apenas para grandes organizações, mas também para cada usuário comum, contar com uma proteção confiável em seus dispositivos”, aconselha.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.