Racional Engenharia usa virtualização e mobilidade em canteiros de obra

Author Photo
2:46 pm - 15 de agosto de 2014
A Racional Engenharia investiu pesado em inovações tecnológicas para aprimorar os trabalhos desenvolvidos em seus canteiros de obras. Para isso, em 2009, foi criado um plano diretor para estabelecer mudanças nos processos de TI utilizados pela empresa. 

O resultado da iniciativa, de acordo com a companhia, contribuiu para o resultado financeiro. A Racional Engenharia obteve crescimento de 43,3% entre 2011 e 2013, com o faturamento saltando de R$ 1,4 bilhão para R$ 2,02 bilhões.

Segundo o gerente de TI da companhia, Ricardo Ferrigno, foi constatado que a empresa precisava atualizar sua infraestrutura. A partir do plano diretor traçado em conjunto com uma consultoria especializada, a empresa optou por virtualizar seus data centers em projeto realizado em parceria com a Tivit. 

Após a virtualização dos servidores, feita inicialmente com uma versão gratuita do XenServer, da Citrix, a Racional migrou para a solução paga da empresa, a XenApp, além de adotar otimizadores de WAN Cloud Brigdes. Todos os serviços foram implementados pela MD Systems, sob a supervisão e coordenação da Citrix. 

Melhorias
Segundo o executivo, as soluções permitiram que a Racional oferecesse a mesma infraestrutura durante todas as etapas da obra, sem elevar os custos nas fases inicial e final, que demandam número menor de pessoas. Além disso, a mobilização da obra também foi facilitada, visto que é possível iniciá-la antes de ter o canteiro pronto, permitindo que o engenheiro possa ter acesso às informações de qualquer lugar através da nuvem.

“Se antes eram necessários 45 dias para mobilizar o escritório de obras, atualmente este tempo caiu para entre 20 ou 25 dias”, detalhou Ferrigno.

O processo de preparação do canteiro também ficou mais ágil, pois agora é possível migrar para o local em um período bem mais curto, visto que os servidores e as aplicações estão localizados nos data centers da Tivit em São Paulo e no Rio de Janeiro. A desativação do canteiro é igualmente simples, e a melhoria trouxe uma redução de custo significativa para a Racional.
BYOD

A empresa também observa com bastante atenção questões referentes à utilização de dispositivos particulares em seus canteiros de obra. Segundo Ferrigno, todo colaborador que entra na empresa recebe um smartphone e um notebook para poder trabalhar. A empresa também estabeleceu padrões de segurança porque muitos colaboradores acessam funções pessoais nos aparelhos. 

Com a contratação do Citrix Receiver, o funcionário pode acessar as ferramentas corporativas sem expor informações importantes da empresa. A solução também conta com uma espécie de loja virtual de aplicativos, onde programas utilizados pelos engenheiros da empresa, como Autocad e Microsoft Projects, podem ser baixados de acordo com a necessidade de usuário – o que trouxe redução no gasto com licenças de produtos.

A implantação das novas tecnologias também permite que o usuário acesse as informações através de redes móveis como a 3G. A empresa reconhece uma pequena perda de desempenho, pois em canteiros de obras são comuns problemas de conexão. Isso não prejudica, contudo, o andamento da operação.  

Projeto-piloto
Os processos citados acima já estão em funcionamento nas obras do centro logístico que será ocupado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, na Rodovia Santos Dumont, em Indaiatuba (SP). 

O local, um terreno de 45,6 mil metros quadrados, possui 300 funcionários trabalhando, entre terceirizados e colaboradores da própria Racional. A obra teve início há 11 meses e está prevista para ser entregue em outubro. Segundo Ferrigno, as pessoas que trabalham no projeto já estão sentindo os efeitos da virtualização e da mobilidade, relatando aumento da produtividade. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.