Convergindo para a abundância: as quatro tecnologias que moldam nosso futuro

Reflexões sobre o caminho para um mundo livre da escassez: prevendo as tecnologias que transformarão nossa realidade

Author Photo
9:30 am - 26 de março de 2024
ia negócios ações previsão tecnologia Imagem: Shutterstock

Em uma era definida por rápidos avanços tecnológicos, é tentadora a ideia de um futuro onde a escassez, um espectro que há muito tempo molda as nossas decisões e estruturas sociais, seja um conceito obsoleto.

Com a abundância traçada como a norma, podemos sonhar um cenário mundial onde se há paz, harmonia e colaboração. Embora isto possa parecer utópico para a realidade em que estamos inseridos, o mercado começa a ver quatro tecnologias emergentes despertarem como importantes pilares de uma futura realidade que será marcada pela abundância.

AGI

A primeira delas é a inteligência artificial geral (AGI, na sigla em inglês), que vai além da IA que já foi muito amplificada no mercado em geral.

A realidade da AGI, capaz de realizar qualquer tarefa intelectual igual ou superior à capacidade humana, está passando do domínio da ficção científica para uma possibilidade tangível. Os avanços em modelos de linguagem em larga escala, como o ChatGPT, são apenas a ponta do iceberg. Essa tecnologia promete uma era de produção automatizada onde a escassez de bens se torna uma memória distante, reduzindo potencialmente o custo de muitas coisas a zero.

Leia mais: “A Inteligência Artificial é o fenômeno tecnológico mais importante da década”, aponta diretor da Abranet

O potencial da IA para gerar abundância está na sua capacidade de otimizar e automatizar processos de produção em todos os setores. Da manufatura à agricultura, a inteligência artificial pode não só agilizar as operações, mas também inovar em novos métodos de produção que estão para além da capacidade humana. Isto poderia levar a uma redução dramática nos custos de produção e, consequentemente, tornar muito mais barata uma vasta gama de bens e serviços. Além disso, a IA poderia resolver desafios globais complexos, como as alterações climáticas e as doenças, contribuindo para um mundo onde os recursos não são apenas abundantes, mas também geridos de forma sustentável.

Computação quântica

A computação quântica, tecnologia que faz uso das leis da mecânica quântica para criar um novo paradigma arquitetural e resolver problemas complexos demais para computadores tradicionais, promete revolucionar as capacidades de processamento, acelerando exponencialmente a pesquisa e o desenvolvimento em todos os segmentos, incluindo a própria IA. Este salto quântico na computação não só acelerará a jornada em direção ao uso da AGI, mas também em outras áreas da ciência e da tecnologia.

A interseção da computação quântica e da IA traz a promessa de resolver problemas que atualmente são intratáveis devido a limitações computacionais. Por exemplo, a computação quântica poderia acelerar significativamente a descoberta de medicamentos, tornando a medicina personalizada uma realidade para as massas. Além disso, poderia otimizar o consumo de energia a nível global, reduzindo drasticamente os resíduos e aumentando a eficiência das fontes de energia renováveis. O aumento do poder computacional também poderá desbloquear novas tecnologias, alimentando ainda mais a transição para um mundo abundante.

Fusão nuclear

A energia tem sido o calcanhar de Aquiles da humanidade, com a sua escassez influenciando a geopolítica, a economia e a sustentabilidade. A fusão nuclear, ainda na sua fase inicial, representa a promessa de energia limpa, segura e virtualmente ilimitada. Este avanço não só alimentaria as necessidades da IA e de outros sistemas avançados, mas também redefiniria a dinâmica global, eliminando, possivelmente, a competição por recursos energéticos finitos.

O potencial da fusão nuclear para estabelecer um fornecimento infinito de energia limpa revolucionaria a forma como energizamos o nosso mundo. Seria possível tornar a eletricidade gratuita, reduzindo drasticamente o custo de vida e permitindo que as economias crescessem sem a degradação ambiental associada aos combustíveis fósseis. Isto levaria a uma mudança para o transporte elétrico, por exemplo. A dessalinização também poderia ser resolvida, evitando graves problemas como a escassez de água a nível mundial.

Edição genética

Os avanços na edição genética, através de tecnologias como o CRISPR, uma técnica revolucionária que age como uma espécie de “tesoura genética”, e permite mudar parte do código genético de uma célula, abrem possibilidades para erradicar doenças, melhorar a qualidade de vida e potencialmente prolongar a expectativa de vida humana. Em um mundo de abundância material, o recurso mais valioso que temos é o nosso tempo. A edição genética tem o potencial de prolongar consideravelmente a nossa expectativa média de vida, ao mesmo tempo que melhora a qualidade e elimina doenças.

Os caminhos a se seguir

À medida que nos aproximamos deste horizonte com abundância, enfrentamos também profundos dilemas éticos e morais. Cada uma destas tecnologias traz consigo desafios significativos que exigem uma reflexão cuidadosa e decisões ponderadas por parte da sociedade. A nossa jornada em direção a um futuro de abundância não envolve apenas o avanço tecnológico, mas também a evolução da nossa própria humanidade.

As decisões que tomarmos como sociedade nos próximos anos serão fundamentais. Estamos prontos para abraçar o potencial destas tecnologias com sabedoria e visão, garantindo um futuro onde a abundância beneficie a todos, e não apenas uma elite? O tempo, como sempre, será nosso juiz mais crítico.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Lucio Santana

Head de Produtos da Blip. O executivo possui atuação na criação de conteúdos focados em estratégia e liderança de produto, inteligência artificial e negócios de plataforma. Formado em Sistemas da Informação pela PUC Minas, também possui MBA pela UFMG em Gestão estratégica de negócios.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.