Notícias

Quase metade dos consumidores falam com bancos usando chatbots

A pandemia impulsionou adoção de ferramentas digitais por parte dos bancos para realizar pagamentos digitais, depósitos móveis, pagamentos de contas e transferências,  substituindo relações que antes aconteciam pessoalmente. Dentre essas soluções, os chatbots se destacaram por permitirem interações “sem contato”. A expectativa é que essa tecnologia continue fazendo parte dos hábitos dos usuários no pós-pandemia.

Um levantamento encomendado pela Sinch, especialista em comunicação em nuvem, mostra que os clientes consideram úteis as notificações enviadas pelos bancos. A pesquisa indica que 45% dos usuários já se comunicam com os bancos por meio de chatbots, sendo que mais da metade deles diz estar satisfeita com a precisão e personalização na resposta. Diante disso, os chatbots mostram-se meios eficazes para personalizar a experiência do cliente com apoio da inteligência artificial.

Os chatbots, no entanto, são utilizados para notificar transações bancárias suspeitas apenas para um terço dos clientes. A mesma quantidade informa ter recebido o saldo no celular e declara utilizar o atendimento ao cliente por mensagens.

Leia mais: E o PIX pegou: dois casos de sucesso do sistema de pagamentos instantâneos

Além disso, a grande maioria considera a disponibilidade imediata dos chatbots um aspecto positivo da conversa. Os consumidores também avaliam positivamente a privacidade e velocidade dessa ferramenta e veem que os bots possuem a habilidade de se conectar a um humano se necessário.

Mas nem toda comunicação é bem-vista, como é o caso das promoções enviadas pelos bancos. Desse modo, a Sinch alerta que é importante que as instituições mapeiem as preferências dos clientes e deem escolha sobre o que preferem ou não receber e por quais canais.

Segundo a empresa, o grande insight do estudo mostra que as instituições bancárias precisam oferecer conversas digitais que vão além das transações e entregar discussões mais complexas também no digital, mantendo a mesma conexão dos locais físicos.

A pesquisa foi realizada com líderes de empresas de customer experience e mais de 2.800 consumidores em todo o mundo.

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

9 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

10 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

12 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

13 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

13 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

14 horas ago