Qualcomm avalia compra de unidade de design de chips da Intel em meio à reestruturação
Com dificuldades financeiras, Intel considera vender partes de seus negócios enquanto a Qualcomm explora oportunidades de expansão
Em meio a desafios financeiros, a Intel está considerando a venda de várias unidades de negócios, incluindo seu segmento de design de chips para PCs, como parte de uma ampla reestruturação.
Fontes familiarizadas com o assunto afirmaram à Reuters que a Qualcomm está avaliando a possibilidade de adquirir partes desse negócio, com especial interesse na divisão de PCs da Intel.
Leia também: Big data e big hits: a chegada da NFL no Brasil e a tecnologia por trás do espetáculo
De acordo com as fontes, a Qualcomm, reconhecida por seus chips amplamente utilizados em smartphones, incluindo os da Apple, tem explorado essa aquisição há vários meses. No entanto, os planos ainda estão em fase preliminar e podem ser ajustados conforme as negociações avançam.
A gigante dos semicondutores Intel, por sua vez, está lidando com uma queda de 8% na receita de seu negócio de PCs no último ano, enquanto enfrenta a necessidade de cortes significativos para continuar financiando seus planos de fabricação e geração de caixa.
A Qualcomm, que teve uma queda de 1,3% em suas ações na sexta-feira (6), enquanto as ações da Intel subiram 1%, estaria interessada em expandir seu portfólio através da aquisição de partes estratégicas da Intel. No entanto, as fontes apontam que setores como o de servidores da Intel fazem menos sentido para a Qualcomm, que está focada no fortalecimento de seu negócio principal.
O plano de reestruturação da Intel, que será discutido em uma reunião do conselho nesta semana, inclui a possível venda de sua unidade de chips programáveis Altera. Essa reestruturação ocorre em um momento em que a Intel busca reavivar seu posicionamento no mercado com o lançamento do chip Lunar Lake, voltado para PCs com aplicações de inteligência artificial.
A Intel não comentou sobre a possível aquisição, mas destacou seu compromisso com o negócio de PCs, segundo a Reuters.
*Com informações da Reuters
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.