PwC Brasil e Incentiv querem alavancar ESG usando leis de incentivo fiscal

Parceria quer ajudar companhias com projetos sociais que podem se beneficiar de incentivos fiscais para fortalecer estratégias ESG

Author Photo
6:12 pm - 26 de abril de 2023
Imagem: Shutterstock

A PwC Brasil e a startup de impacto social Incentiv firmaram uma parceria que se propõe a ajudar companhias em projetos sociais que podem se beneficiar de incentivos fiscais e, assim, fortalecer o pilar social do ESG. Segundo levantamento da PwC, apesar de o Brasil ter várias legislações de incentivo fiscal para serem aplicadas pelas empresas em projetos sociais, apenas 10% delas conseguem fazer uso e somente 40% dos projetos aprovados nas leis têm êxito na captação de recursos.

Na prática, o conhecimento em gestão tributária da PwC, além de sua presença nacional, poderão apoiar esse impacto. A parceria também se beneficiará das soluções e tecnologia da Incentiv. A startup utiliza inteligência de dados para aproximar empresas, proponentes e instituições de projetos sociais. Isso é feito a partir de um diagnóstico do potencial de cada empresa e do mapeamento das leis de incentivo que podem ser aplicadas, sem custos, para cada caso.

Além da conexão, é realizado um monitoramento das entregas e resultados em tempo real, o que permite aperfeiçoar a aplicação de recursos e realizar eventuais ajustes. As áreas de tributos, marketing, ESG, financeira e executiva das empresas também são envolvidas e participam desde o começo do processo.

Leia também: Governança é prioridade para empresas familiares no Brasil

“A parceria firmada entre a PwC Brasil e a Incentiv tem grande potencial para ampliar o número de organizações que podem direcionar parte de seus impostos para investirem em programas de impacto social, conectando empresas a iniciativas que mudam vidas e ajudam o país a ser menos desigual”, explica Durval Portela, líder de consultoria tributária da PwC.

A PwC lembra que há grande potencial de obtenção de incentivos a partir de leis como a de Incentivo à Cultura (4% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica), ao Esporte (2% do IRPJ) e da Reciclagem (1% do IRPJ), dos programas Pronas (1% do IRPJ) e Pronon (1% do IRPJ) e dos fundos da Infância e Adolescência (1% do IRPJ) e do Idoso (1% do IRPJ), além de possíveis destinações de impostos nos âmbitos estadual e municipal.

“Nosso trabalho já conseguiu direcionar mais de R$ 250 milhões em projetos, sem gerar custos para as empresas, e hoje contamos com uma base de aproximadamente R$ 1,8 bilhão em projetos aprovados e prontos para captar em nossa plataforma”, avalia Diego Bartolo, cofundador e diretor de marketing e vendas da Incentiv. “É uma iniciativa que tem enorme potencial, porque a grande maioria das companhias ainda não acessa as leis de fomento. A parceria com a PwC vai potencializar nossa atuação e aproximar dois lados que buscam o mesmo objetivo: melhorar as condições sociais no Brasil”, acrescenta.

A Incentiv tem em seu histórico de operação mais de 140 empresas assessoradas em todo o Brasil. A startup contabiliza que as iniciativas sociais de seus clientes impactaram 1 milhão de pessoas por meio da aplicação de diversas leis de incentivo fiscal.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.