Projeto da Nasa pretende rastrear bombeiros onde GPS não pode alcançar

Author Photo
5:59 pm - 20 de dezembro de 2016
Projeto da Nasa pretende rastrear bombeiros onde GPS não pode alcançar

Em meio a um ambiente caótico de área em incêndio ou desastre, saber exatamente onde os bombeiros e socorristas estão é de extrema importância para equipes de resgate. No entanto, GPS e outros sistemas de localização e rastreamento nem sempre são confiáveis. Diante desse cenário, o Laboratório Jet Propulsion, da Nasa, pretende desenvolver um projeto de rastreador que utiliza um tipo diferente de fenômeno eletromagnético para localização exata desses profissionais.

GPS, Wi-Fi, Bluetooth e outros métodos de transmissão dependem de ondas de rádio, que não conseguem penetrar em muitas estruturas dentro de uma casa ou prédio, por exemplo. A equipe do laboratório, liderada por Darmindra Arumugam, criou um sistema chamado Precision Outdoor and Indoor Navigation e Tracking for Emergency Responders (POINTER), que se baseia nos chamados campos quase estáticos.

Campos, como aqueles encontrados em torno de um ímã ou de qualquer dispositivo elétrico, são limitados no alcance porque não se propagam, como ondas, mas alguns são afetados por barreiras como paredes. Já os campos quase estáticos usados por Arumugam são emitidos por dispositivos nas pessoas que estão sendo monitoradas. Os receptores de fora iriam detectar os campos e seriam capazes de dizer exatamente onde os dispositivos estavam e até mesmo que direção eles estavam enfrentando. Isso poderia não só ajudar a acompanhar a equipe de emergência, mas alertar outros imediatamente se algum profissional mover-se de forma insegura.

Os campos medem várias centenas de metros – não são grandes o suficiente para serem utilizados em um campo de batalha ou no mar, mas suficiente para um incêndio em um escritório ou um edifício desmoronado. No momento, os dispositivos são do tamanho de uma mochila, mas o objetivo é diminuir para caber no bolso.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.