Mais lidas
1

Inovação

Último dia: Inscrições do prêmio ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’

2

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade

3

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CW estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  ComputerWorld

Pixelbook Go: compreendendo a estratégia do Google para um novo laptop

Novo aparelho troca a vibração elegante e sofisticada do seu antecessor por uma aparência menos atraente. Mas a um custo menor

JR Raphael, Computerworld (EUA)
12:10 pm - 19 de outubro de 2019
Divulgação Google

Quando ouvi pela primeira vez sobre o laptop Pixelbook Go do Google, sinceramente não sabia o que pensar. De acordo com as especificações mais significativas, o Pixelbook Go é uma versão menos premium e versátil do modelo Pixelbook, agora com dois anos de idade. O novo aparelho troca a vibração elegante e sofisticada do seu antecessor por uma aparência menos atraente. Sério, eu tenho o Pixelbook original, e não exagero: ele é notado e comentado o tempo todo. E na maioria das suas variações, o Go evita os olhares. A tela repleta de pixels estava intimamente ligada à marca Pixel e, em vez disso, o novo dispositivo usa um painel 1080p comum.

Não apenas isso, mas como o evento da Google desta semana nos confirmou, o Pixelbook Go não terá a mesma forma de girar a tela do antecessor – a capacidade prática do laptop de passar de um computador comum para um tablet ou, melhor ainda, um tablet com um suporte embutido para mantê-lo em posição ergonômica para a visualização de vídeo. Também não suporta a caneta e vem com metade da quantidade de armazenamento local na configuração de nível básico.

Por todos os aspectos, desde o momento em que ouvimos falar sobre o Pixelbook Go, parecia um rebaixamento – uma regressão que levou o Pixelbook a uma classe diferente e decididamente menos luxuosa. Quero dizer, claro, existem algumas áreas em que o Go se aproxima ao Pixelbook original, mas nenhuma parece especialmente significativa:

  • O Go tem um processador mais novo, naturalmente, mas o Pixelbook original ainda é perfeitamente veloz, e nenhuma pessoa comum perceberá essa diferença.
  • O Go é um pouco mais leve, mas o Pixelbook original também é muito leve e, a menos que você esteja segurando os dois juntos, é difícil perceber a diferença.
  • O Go possui uma versão “refinada” do excepcional teclado do Pixelbook original, com teclas que parecem um pouco mais silenciosas do que o modelo anterior, que já silencioso.
  • O Go aumentou a capacidade da bateria de uma vida útil muito boa para uma vida um pouco melhor.

Tudo isso é relativamente incremental – os tipos naturais de progressões que você espera ver em um modelo de dois anos depois. É tudo perfeitamente agradável, é claro, mas com as várias regressões relacionadas à forma, não é nada que pareça justificar a posição do laptop como sucessor do Pixelbook.

Então, por que o Pixelbook Go existe? Como isso poderia ser a sequência do Pixelbook? O que a Google está tentando fazer ao pegar sua obra-prima do Chrome OS e redimensioná-la em uma estrutura menos impressionante?

Quando comecei a analisar o Pixelbook Go pela primeira vez, como resultado dos vazamentos detalhados, só havia uma possibilidade em que eu conseguia pensar que faria algum sentido:

O grande desconhecido aqui é o preço, e essa pode ser a pista que nos diz o que a Google realmente está tentando fazer com um dispositivo como esse. Se o Pixelbook Go (a) acabar sendo o que esperamos e (b) acabar com um preço significativamente menor do que seu irmão mais velho, pode ser uma opção para compradores de Chromebook mais preocupados com o orçamento.

E adivinha? Com certeza, o preço é a resposta – e a interpretação inicial do Pixelbook Go enquanto sucessor do Pixelbook original estava simplesmente errada. Não é necessário coçar a cabeça.

O Pixelbook Go começa em US$ 649. É uma diferença enorme do preço original de US$ 999 do Pixelbook, sem dúvida; com um terço do corte de custos, um laptop fabricado pelo Google repentinamente tem o potencial de atrair um campo totalmente novo de possíveis compradores.

O próprio Google explicou: Enquanto falava sobre a recepção positiva do Pixelbook original, a diretora de design de hardware Ivy Ross afirmou que a sua equipe estava trabalhando para trazer uma experiência semelhante ao Pixelbook “para ainda mais pessoas a um preço ainda mais acessível”. A expressão “preço acessível” surgiu novamente alguns momentos depois.

E essa é a história real do Pixelbook Go: trata-se de expandir os horizontes de hardware do Google. Trata-se de aproximar mais pessoas com uma experiência do Chrome OS que, fundamentalmente, tem o Assistente do Google em sua essência, de maneira que nenhum Chromebook possa corresponder atualmente. E se o Google precisar recuar um pouco na filosofia original “Marca Pixel é tudo sobre hardware premium de primeira linha” para que isso aconteça, bem, é uma ideia.

É a mesma jogada básica que a Google fez com o Pixel 3a no início deste ano – perdendo parte do prestígio para expandir seus horizontes. De fato, assim como no Pixel 3a e seu irmão mais caro, o modelo mais sofisticado do Pixelbook continuará a existir como uma opção. O Google chegou a publicar uma página comparando os dois dispositivos no site oficial da loja. Em outras palavras, o Pixelbook Go não é um substituto para o Pixelbook. Não é uma sequência e não é um sucessor. É simplesmente uma versão alternativa menos premium do mesmo produto.

E sabe de uma coisa? Ver o Google abrir suas asas e começar a oferecer produtos em faixas de preço mais diversas não apenas parece sensato – parece inevitável . Aparentemente, o Google pode estar vendendo hardware, mas o que realmente está fazendo é vender o ecossistema Google em outros formatos. E quanto mais pessoas conseguirem usá-los, mais bem-sucedida a empresa será – e não importa quanto dinheiro ganhe com o hardware no curto prazo.

O Pixelbook Go termina a expansão que o Google iniciou com o Pixel 3a no início deste ano. A única questão que resta é até aonde a gigante irá.

 

Tags:
Google
Pixelbook Go
Brand Post por Magna Sistemas

Adversidades climáticas e o impacto nos negócios

Aplicações tecnológicas despontam como soluções inteligentes para trabalhar as variáveis climáticas nos negócios.

Em alta

Inovação

Último dia: Inscrições do prêmio ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’
Em alta

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade
Em alta

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados