Pessoas: ponto nevrálgico do sucesso da Dell Brasil

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9:10 am - 02 de dezembro de 2015
Pessoas: ponto nevrálgico do sucesso da Dell Brasil
Na Dell Brasil a regra é clara: os colaboradores são parte intrínseca da estratégia da empresa e a cultura de pessoas está entrelaçada aos negócios. Luis Gonçalves, presidente da companhia em solo nacional, afirma ser prova viva dessa máxima. Com 16 anos de Dell e pouco mais de um ano no comando da operação nacional, o prata da casa aponta que a valorização do pessoal e o ambiente de confiança são diferenciais importantes que fazem da companhia uma das Melhores Empresas para Trabalhar em TI 2015.

Para o executivo, o ponto nevrálgico da organização não é o tradicional hardware, segmento que levou notoriedade à Dell, e sim as pessoas, porque são elas que concretizam a estratégia traçada. “Temos o objetivo de atrair, reter e motivar as pessoas que aqui estão”, conta, acrescentando que no quesito atração e retenção é possível usar recursos como proposta de carreira, mas motivação é a parte mais desafiadora em razão da própria natureza do segmento de atuação da Dell, que está em constante evolução.

Mais do que inspirar os colaboradores, a fabricante, segundo Gonçalves, busca ser uma referência para os profissionais do mercado em geral. “Queremos ser um empregador preferencial. Ou seja, toda vez que um talento pensa em trabalhar em uma companhia atraente, ele vai pensar na Dell para se desenvolver, crescer, aprender e evoluir”, detalha.

Gonçalves relata que para conquistar uma posição na Dell é necessário que o candidato, acima de tudo, esteja em linha com os valores e os princípios éticos da companhia, além de ter comprometimento. “Aqui é um lugar para realizar, celebrar e lidar com riscos”, afirma, dizendo ainda que há espaço para errar e que a companhia sempre busca entender o que aconteceu e conduzir o profissional para o caminho do sucesso. “Realmente olhamos para trás e identificamos as lições aprendidas.”

Transparência e política de portas abertas também integram a agenda de gestão de pessoas da companhia. “Temos várias iniciativas para incentivar a comunicação. Uma delas é uma rede social interna, outra é a internet, mas sempre existem conversas em reuniões, almoço entre colegas. Qualquer momento é uma oportunidade”, lista.

Talentos certos
Gonçalves conta que o bom ambiente de trabalho esta? relacionado ao posicionamento global da empresa, mas que a cultura é fortalecida ao contratar as pessoas adequadas. “Estruturamos uma modelagem para atrair e contratar os candidatos corretos”, diz, completando que a Dell tem participação ativa no LinkedIn.

Na rede social, por exemplo, a empresa na?o esta? apenas de olho em possíveis candidatos, mas também busca reforçar sua imagem, com a postagem de histo?rias de colaboradores e suas rotinas.

E foi em razão da popularidade da Dell na rede social que a empresa decidiu, no ano passado, fazer uma campanha diferente. Chamada de “Pimp my profile”, a a?rea de Recursos Humanos convidou os colaboradores para tirar fotos profissionais, oferecidas pela empresa, para aprimorar o perfil e torná-lo ainda mais atraente e profissional. “Tivemos alto índice de adesão e o pessoal de RH ainda ajudou os funciona?rios a escrever mais sobre suas competências na rede social”, explica o executivo. A iniciativa deu ta?o certo que se tornou referência nos escrito?rios da Dell fora do Brasil.
equilíbrio

Preocupada com o equilibro das vidas pessoal e profissional de seus colaboradores, a Dell incentiva diversas práticas nesse quesito, como o home office, que já é realidade nos escritórios da empresa há alguns anos. “Atualmente, temos três tipos de políticas disponíveis para as pessoas escolherem o modelo de trabalho que mais está em linha com suas necessidades”, explica.

Segundo ele, a Dell não fica presa aos antigos padrões de que é preciso controlar o trabalho do funcionário durante todo o tempo, porque ela confia em cada um de seus talentos, cuidadosamente selecionados.

O executivo pontua ainda que a Dell apoia integralmente a maternidade, geralmente uma fase de temor para as empresas mais tradicionais, que se sentem desfalcadas quando as mulheres vão vivenciar esse momento. “Nossa diretora de RH, por exemplo, foi promovida durante sua licença maternidade”, orgulha-se.

O presidente da Dell Brasil destaca também que a companhia incentiva seus colaboradores a participarem de times internos em linha com suas afinidades e a fabricante faz contribuições orçamentárias para que esses grupos possam promover eventos e celebrar datas importantes relacionadas a causas. Ha?, por exemplo, o Pride, composto por profissionais que falam sobre diversidade para promover um ambiente de tolerância e diversidade social.

Outro exemplo é o Dell Runners, que estimula a pra?tica esportiva e faz com que pessoas se conscientizem sobre a importância do esporte para manter corpo e mente são os. “Essas e outras ações  mostram o lado humano da Dell, promovendo uma oportunidade de engajar em ações que são o intrínsecas do colaborador”, finaliza.
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