Pesquisa: 55% dos profissionais de marketing usam IA generativa

Panorama de Marketing da RD Station aponta que 62% aplicam IA generativa para criar conteúdo e fazer copywriting

Author Photo
2:30 pm - 24 de junho de 2024
Imagem: Shutterstock

A inteligência artificial é cada vez mais usada por profissionais de marketing, com 55% dizendo que emprega a tecnologia no dia a dia de alguma forma. Em contraste, no setor de vendas são 34% as equipes que incorporaram IA. Os dados são do Panoramas de Marketing e Vendas, estudo da RD Station divulgado essa semana e que coloca a IA coo principal tendência para o setor em 2025.

O estudo, feito pela RD Station com apoio da Totvs, Exact Sales e Lexos, ouviu mais de 3 mil profissionais de marketing e vendas (1.827 e 1.484, respectivamente). E descobriu que o uso de IA é mais frequente (para 62% dos respondentes) na criação de conteúdo e copywriting, seguido de planejamento estratégico (32%) e personalização de campanhas (24%).

Em vendas, a criação de conteúdo e copywriting (22%), a elaboração de pitchs de vendas (12%) e o envio de e-mails e outras comunicações (11%) predominam.

Leia ainda: Rimini Street quer desbancar gigantes e se tornar #1 em serviços de TI

“Desde a edição passada da pesquisa de marketing, a inteligência artificial já se destacava como a principal tendência para 73% e deve seguir para os próximos anos. O alto índice no marketing se deve porque o uso da IA ainda está mais concentrado em atividades relacionadas à criatividade”, diz em comunicado Bernardo Brandão, CMO da RD Station.

Segundo o executivo, é “natural” que profissionais do setor tenham incorporado a IA em maior volume nas rotinas diárias. E mesmo as equipes de vendas também estão explorando mais a IA generativa. “…temos perspectivas positivas que haverá aumento na adoção por parte dos times comerciais e que os resultados das próximas pesquisas vão mostrar um cenário bem diferente”, diz.

Perfil dos negócios

Quando analisado pelo perfil das empresas, o estudo revela que 63% das empresas B2B usam IA, em comparação com 47% no B2C. No Panorama de Vendas, os dados mostram menor uso da tecnologia: 41% no mercado B2B e 26% nas empresas B2C.

Por segmentos, as agências de marketing lideram o uso da IA em ambas as pesquisas, com 71% no marketing e 67% em vendas, seguidas por empresas de software e cloud, com 64% e 39%, respectivamente.

“A IA ajuda a combater uma das maiores dificuldades apontadas pelos profissionais nas pesquisas: escalar a operação. Entre suas vantagens, além de facilitar a criação de conteúdos, a IA contribui significativamente para a produtividade, proporciona uma análise de dados mais precisa e ajuda no aumento das taxas de conversão”, diz Brandão.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.