Pesquisa: 55% dos profissionais de marketing usam IA generativa
Panorama de Marketing da RD Station aponta que 62% aplicam IA generativa para criar conteúdo e fazer copywriting

A inteligência artificial é cada vez mais usada por profissionais de marketing, com 55% dizendo que emprega a tecnologia no dia a dia de alguma forma. Em contraste, no setor de vendas são 34% as equipes que incorporaram IA. Os dados são do Panoramas de Marketing e Vendas, estudo da RD Station divulgado essa semana e que coloca a IA coo principal tendência para o setor em 2025.
O estudo, feito pela RD Station com apoio da Totvs, Exact Sales e Lexos, ouviu mais de 3 mil profissionais de marketing e vendas (1.827 e 1.484, respectivamente). E descobriu que o uso de IA é mais frequente (para 62% dos respondentes) na criação de conteúdo e copywriting, seguido de planejamento estratégico (32%) e personalização de campanhas (24%).
Em vendas, a criação de conteúdo e copywriting (22%), a elaboração de pitchs de vendas (12%) e o envio de e-mails e outras comunicações (11%) predominam.
Leia ainda: Rimini Street quer desbancar gigantes e se tornar #1 em serviços de TI
“Desde a edição passada da pesquisa de marketing, a inteligência artificial já se destacava como a principal tendência para 73% e deve seguir para os próximos anos. O alto índice no marketing se deve porque o uso da IA ainda está mais concentrado em atividades relacionadas à criatividade”, diz em comunicado Bernardo Brandão, CMO da RD Station.
Segundo o executivo, é “natural” que profissionais do setor tenham incorporado a IA em maior volume nas rotinas diárias. E mesmo as equipes de vendas também estão explorando mais a IA generativa. “…temos perspectivas positivas que haverá aumento na adoção por parte dos times comerciais e que os resultados das próximas pesquisas vão mostrar um cenário bem diferente”, diz.
Perfil dos negócios
Quando analisado pelo perfil das empresas, o estudo revela que 63% das empresas B2B usam IA, em comparação com 47% no B2C. No Panorama de Vendas, os dados mostram menor uso da tecnologia: 41% no mercado B2B e 26% nas empresas B2C.
Por segmentos, as agências de marketing lideram o uso da IA em ambas as pesquisas, com 71% no marketing e 67% em vendas, seguidas por empresas de software e cloud, com 64% e 39%, respectivamente.
“A IA ajuda a combater uma das maiores dificuldades apontadas pelos profissionais nas pesquisas: escalar a operação. Entre suas vantagens, além de facilitar a criação de conteúdos, a IA contribui significativamente para a produtividade, proporciona uma análise de dados mais precisa e ajuda no aumento das taxas de conversão”, diz Brandão.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!