Pequenos provedores são peças-chave na evolução da IoT no Brasil

Author Photo
4:50 pm - 05 de outubro de 2017

Várias frentes da iniciativa privada e governo estão se formando para fomentar o desenvolvimento da internet das coisas (IoT) no Brasil, com o objetivo de torná-lo mais competitivo e em destaque no cenário global. Para isso, na avaliação de Eduardo Parajo, presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), é preciso contar com a participação dos pequenos provedores.

Segundo ele, esses personagens têm se expandido bastante, especialmente em regiões desassistidas de infraestrutura em solo nacional. “Utilizar essa capilaridade será fundamental para o desenvolvimento da internet das coisas no País”, defendeu o presidente, durante painel no Futurecom 2017.

“Essas empresas podem efetivamente colaborar bastante, principalmente criando infraestrutura que hoje não tem nessas regiões, estabelecendo um cenário bastante promissor para o futuro, e no qual elas podem estar inseridas, colaborando com os outros players”, destacou.

O executivo também defendeu que a regulamentação inicial para IoT seja diferenciada. “Estamos falando de um mercado desconhecido, então seria recomendável esperar o mercado se desenvolver e corrigir o que será preciso na medida em que ele cresce, buscando alavancá-lo”, ponderou.

“Temos de pensar diferente e não tentar colocar IoT dentro de regulações que já existem hoje para outros setores ou atividades. Isso, mais o apoio com políticas públicas de incentivo, seria um bom ponto de partida para o processo de desenvolvimento da IoT no Brasil”, acrescentou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.