Diversidade no mercado de TI é meta de parceria entre Trimble e PrograMaria
Trimble financiou 100 bolsas do curso Eu Programo, que busca desenvolver e inserir mulheres e pessoas não binárias no setor
Em busca de fomentar diversidade no mercado de TI, a Trimble e PrograMaria firmaram uma parceria para formar profissionais habilitados para atuar no setor. A empresa financiou 100 bolsas do curso EuProgrAmo, que tem como objetivo empoderar mulheres e pessoas fora dos padrões cis-heteronormativos e capacitá-las com habilidades digitais.
O programa impacta aqueles que participam da iniciativa e também apoia o setor na tentativa de superar o déficit de talentos. O fator financeiro é um dos grandes diferenciais para as estudantes.
Flecha, pessoa trans não-binária, foi uma das participantes do EuProgramo. “A bolsa foi um fator determinante. Além disso, o processo de bolsa simplificado me deixou mais animade, pois alguns programas requerem muitas etapas e, como eu trabalho atualmente 40 horas semanais, isso muitas vezes me impossibilitava de seguir tentando”, explica.
Leia também: Mulheres na liderança se questionam mais que homens
Já Alynne Daltoé conheceu a iniciativa enquanto buscava cursos para se recolocar no mercado. “Estudei outros cursos de front-end on-line, mas foi neste que entendi diversas coisas – não só como se faz, mas também o porquê dos códigos”, conta. “Sou mãe solo e estava desempregada na época. Foi decisivo ter um apoio estudantil”, conta.
Vanessa Campoy conta que conseguiu se inserir no setor de tecnologia por meio do curso que participou em 2021. “Foi através dele que as portas da tecnologia se abriram para mim. Eu não conhecia absolutamente nada”, conta. “Hoje sou desenvolvedora front-end. E foi através do grupo de Telegram da PrograMaria que fiquei sabendo da vaga que ocupo”.
Alynne e Flecha também estão traçando seus caminhos no setor. “Pretendo seguir na tecnologia. Tinha planos de seguir no full stack, porém consegui uma vaga como UX designer”, diz Alynne. “Em breve vou me inscrever para a segunda parte do curso da PrograMaria e também sigo estudando de forma autônoma com outros recursos que acho na internet. O curso me impactou muito, pois me fez perceber que eu consigo aprender”, conta Flecha.
Trabalho conjunto
Iana Chan, CEO e fundadora da PrograMaria, lembra que o apoio de empresas como a Trimble é fundamental para gerar mais diversidade no setor. “É fundamental ter o apoio de empresas comprometidas com mais diversidade na tecnologia para conseguir atender a demanda que chega para a PrograMaria. Esta parceria com a Trimble mostrou a importância de ampliar oportunidades para que grupos minorizados tenham acesso à capacitação em tecnologia: é assim que construiremos uma área realmente diversa”, completou Iana.
O financiamento das 100 bolsas para o curso Eu ProgrAmo foi uma das quatro ações que a Trimble promoveu em parceria com a PrograMaria em 2022. “Iniciamos essa parceria oficialmente em 2021 e pretendemos mantê-la por muito tempo, tendo em vista que estamos trabalhando juntos por uma mudança que acontece somente a longo prazo”, destacou Carla Poskus, gerente regional de People Experience da Trimble.