Pandemia evidencia resiliência e lealdade das gerações Y e Z, aponta Deloitte

Apesar das condições desanimadoras, a geração do milênio e a geração Z estão comprometidas em tomar decisões pautadas em propósitos positivos

Author Photo
8:36 am - 31 de julho de 2020

Uma pesquisa da Deloitte mostra que as paralisações relacionadas a pandemias atingiram especialmente as gerações mais jovens. Quase 30% dos entrevistados da geração Z (nascidos entre janeiro de 1995 e dezembro de 2003) e quase um quarto dos jovens da geração Y (25 a 30 anos) dizem que perderam o emprego ou foram colocados em licença temporária sem vencimento em abril e maio. Apenas um terço dos millennials e 38% dos respondentes da geração Z dizem que seu status de emprego e renda não foram afetados.

As consequências econômicas da pandemia da Covid-19 caíram fortemente sobre a geração Y e a geração Z, por outro lado, a lealdade no trabalho aumentou e eles mantiveram sua mentalidade orientada a propósitos. O relatório indica que, de qualquer forma, a pandemia fortaleceu a determinação desses grupos de melhorar a sociedade – e eles esperam que empresas e governos espelhem esse compromisso, de acordo com a pesquisa.

A Deloitte Global Millennial Survey 2020 foi realizada em duas partes, primeiramente, entrevistas com pessoas nascidas entre janeiro de 1983 e dezembro de 2003. De novembro de 2019 a início de janeiro de 2020, a Deloitte pesquisou 18.426 millennials e Gen Zers (pessoas da geração Z) em 43 países. Entre abril e maio de 2020, a Deloitte realizou uma segunda pesquisa de pulso de 9.102 millennials e Gen Zers em 13 países para avaliar o efeito da pandemia nas opiniões dos entrevistados.

Níveis de estresse

A pandemia parece ter tido um impacto positivo nos níveis de estresse para as gerações mais jovens, com 52% da geração Z e 50% dos millennials afirmando que, antes que a Covid-19 se espalhasse pelo mundo, eles eram estressados a maior parte do tempo. Na segunda pesquisa, os níveis de estresse caíram oito pontos nas duas gerações, possivelmente indicando que a desaceleração da vida no bloqueio pode ter reduzido os níveis de estresse, de acordo com o relatório.

Ambas as pesquisas mostram três preocupações como principais estressoras: bem-estar da família, finanças de longo prazo e perspectivas de carreira. As preocupações financeiras, em particular, são um estressor agudo para a geração do milênio, muitas das quais começaram suas carreiras após a Grande Recessão e agora enfrentam outra crise. 54% dos millennials na pesquisa primária acreditavam que suas situações financeiras piorariam ou estagnariam no próximo ano. Durante a pandemia, seu pessimismo aumentou sete pontos percentuais.

Decisões com propósito

Gerações mais jovens tomam a questão do propósito social como um chamado pessoal, e a crise da Covid-19 parece ter reforçado esse compromisso. Quase três quartos dos entrevistados dizem que a pandemia destacou novos problemas e os tornou mais simpáticos às necessidades de outros. Cerca de 70% dos entrevistados dizem que já tomaram medidas para ter um impacto positivo em suas comunidades, e quase três quartos dizem que planejam fazê-lo assim que as restrições forem levantadas.

A geração do milênio e a geração Z também aplicam sua mentalidade orientada a propósitos às decisões de compra. Aproximadamente três em cada quatro entrevistados dizem que farão um esforço extra para apadrinhar pequenas empresas locais, e cerca de 60% dizem que planejam comprar mais produtos e serviços de grandes empresas que cuidaram de sua força de trabalho e afetaram positivamente a sociedade durante a pandemia.

Na pesquisa primária, 38% dos millennials dizem ter iniciado ou aprofundado o relacionamento com empresas cujos produtos e serviços têm um efeito positivo no meio ambiente, enquanto um terço diz que fez o mesmo com empresas que alcançam um equilíbrio entre fazer o bem e fazer o lucro. As preocupações ambientais são até um fator no planejamento familiar, com 62% da geração Y e 58% da geração Z dizendo que consideraram ou considerarão o meio ambiente ao decidir quantos filhos terão.

Lealdade no trabalho

O número de millennials que acredita que os negócios são uma força para o bem continuou a diminuir nos últimos anos. Na pesquisa primária, 51% dos millennials concordam que os negócios são uma força para o bem, ante 55% em 2019 e 76% três anos antes. Na pesquisa de pulso, esses números caem ainda mais, para 41% para a geração Y e 43% para a geração Z (que relataram 52% de favorabilidade na pesquisa primária).

Por outro lado, a geração do milênio está mostrando maior lealdade a seus empregadores. Pela primeira vez desde a pergunta em 2016, mais millennials na pesquisa primária dizem que preferem ficar com seus empregadores atuais por cinco ou mais anos, em vez de sair dentro de dois anos. Aqueles que preferem sair em dois anos ou menos caíram de 49% para 31%, enquanto aqueles que optam por permanecer no longo prazo saltaram de 28% para 35%. A geração Z continua mais interessada em se mudar, mas apenas metade diz que gostaria de mudar de emprego dentro de dois anos, ante 61% no ano passado.

O aumento da lealdade no trabalho pode estar ligado às tentativas dos empregadores de abordar os valores das gerações mais jovens, segundo o relatório. Na pesquisa primária, mais millennials sentem que seus empregadores estão criando ambientes de trabalho diversos e inclusivos (até 71%, de 68% em 2019) e tendo um impacto positivo nas comunidades (até 69%, de 65%).

Na pesquisa, os entrevistados são amplamente receptivos à maneira como seus empregadores navegaram na crise da Covid-19. Dois terços dizem que estão satisfeitos com a rapidez e a maneira com que os empregadores agiram, e aproximadamente 60% dizem que essas ações os fazem querer ficar com seus empregadores a longo prazo. A maioria dos entrevistados diz que seus empregadores confiam que eles trabalhem em casa – e mais de 60% dizem que gostariam da opção de trabalhar em casa com mais frequência quando a pandemia terminar.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.