Dos dados à inteligência: tornando-se uma organização orientada por dados na era da IA

Executivo dá sete dicas para se tornar uma empresa verdadeiramente voltada para a cultura de dados

Author Photo
2:41 pm - 12 de setembro de 2023
pessoa usando computador em frente a banco de dados.

Os dados são o combustível que alimenta a revolução da Inteligência Artificial (IA), impulsionando o crescimento e a inovação no atual cenário de ritmo acelerado de negócios. Com uma relação simbiótica, dados e IA dependem um do outro para prosperar.

Ao longo do ciclo de vida da IA, dados de alta qualidade são essenciais para que ela funcione de maneira eficaz e precisa, pois a disponibilidade, a qualidade e a quantidade de dados servem como base crítica para impulsionar seu sucesso. Para aproveitá-la ao máximo, é preciso estabelecer uma estratégia de dados bem estruturada que se alinhe com sua estratégia e objetivos de negócios. Essa é a maneira de capacitar a tomada de decisões baseada em dados em toda a sua organização, permitindo insights e resultados estratégicos.

Desbloqueando o potencial da IA com uma abordagem centrada nos negócios

À medida que a IA se torna mais prevalente, surgem novos modelos organizacionais centrados nos negócios, caracterizados por organizações conectadas, inteligentes e autônomas. Esses modelos priorizam o aproveitamento de dados e IA para aprimorar a tomada de decisões e o desempenho com uma base construída em uma cultura orientada por dados; a priorização da qualidade e governança dos dados; adaptação de processos de negócios; e abordagem de considerações éticas relacionadas à IA centrada em dados. A adoção bem-sucedida desses modelos pode permitir que as organizações tomem decisões mais rápidas e informadas e ofereçam experiências superiores aos clientes.

Essa abordagem pode ajudá-lo a se adaptar rapidamente quando as tendências do mercado mudam ou ocorrem eventos imprevisíveis, como uma pandemia global ou uma crise econômica. A utilização de dados pertinentes da indústria, cadeia de suprimentos, economia e até mesmo de inteligência competitiva no momento pode ajudá-lo a orientar as operações. E pode promover a agilidade durante circunstâncias difíceis — relevantes para cada caso de uso de IA — em toda a empresa e fora dela. Para fazer isso, aplique estes princípios básicos:

Promova uma cultura orientada por dados

Para aproveitar com sucesso o poder dos dados, as organizações precisam incutir uma cultura que os valorize e os incorpore em todos os aspectos do negócio. Isso requer priorizar o uso de dados em toda a organização e cultivar uma mentalidade orientada por eles entre todos os funcionários, não apenas na equipe de TI. Ao fazer isso, as organizações podem facilitar a tomada de decisões orientada por dados e a melhoria contínua.

Trate os dados como um ativo e um produto

Tratar os dados como um ativo e um produto pode abrir novas oportunidades, melhorar a eficiência operacional e impulsionar a inovação. Ter uma compreensão clara dos ativos de dados de uma organização e o valor que eles podem fornecer aos clientes pode ajudar as empresas a monetizar seus ativos de dados e criar novos fluxos de receita. Facilitar o compartilhamento deles dentro da organização e em todo o ecossistema capacitará os produtores e consumidores a colaborar para a economia de dados.

Conecte-se aos dados onde quer que estejam

Os dados geralmente estão espalhados pela empresa, presos em sistemas isolados e inacessíveis aos modelos de IA. Adquirir uma compreensão e comando abrangentes de dados dentro e fora de sua organização é crucial para utilizar conjuntos de dados internos, sintéticos e externos em todo o seu potencial. Você precisará pensar cuidadosamente sobre como oferecer suporte a vários tipos de dados, onde obtê-los, como armazená-los e como garantir sua precisão e integridade.

Crie uma arquitetura flexível

Para aproveitar todo o potencial da IA, é essencial ter uma arquitetura de dados flexível, robusta e escalável. Essa arquitetura pode lidar com dados em vários formatos e estruturas, facilitando a integração de novos conjuntos e a obtenção de insights a partir deles. O estabelecimento de uma camada de dados distribuída e conectada depende da coleta e gerenciamento eficientes deles de diversas fontes em datacenters locais, edge e multinuvem. O processamento em tempo real de fluxos de dados, junto com a utilização de algoritmos avançados, pode ajudar a analisar grandes quantidades de dados dispersos e gerar percepções acionáveis em tempo real.

Torne os dados acessíveis, acionáveis e orientados a resultados

Para permitir decisões rápidas e embasadas, os funcionários de toda a organização precisam de acesso a dados e percepções de alta qualidade que sejam precisos, relevantes, oportunos e acionáveis. Fornecer acesso de autoatendimento a uma camada de dados comum para obter informações confiáveis, consistentes e de alta qualidade permite que as organizações os utilizem ativamente, criando uma cultura de tomada de decisão baseada em dados.

Crie sua estratégia de IA

Por fim, você precisará de uma estratégia cuidadosamente projetada. Ela deve ajudar a identificar casos de uso estratégico, considerar implicações éticas e legais e criar um roteiro para desenvolver, implantar e dimensionar aplicativos de IA. E precisa trabalhar em sincronia com as estratégias de negócios, dados e tecnologia da sua organização.

Dessa forma, você garantirá que as iniciativas de IA suportem os objetivos da sua empresa e contribuam para o seu sucesso. Também é importante considerar as implicações organizacionais, de liderança e culturais da implementação de uma estratégia de IA e garantir que o gerenciamento de mudanças esteja em vigor para garantir uma transformação bem-sucedida.

Author Photo
Marcel Valverde

Marcel Valverde é General Manager Brasil e VP de Client Management da Unisy para América Latina, sendo responsável pela gestão de clientes em toda a região. Com mais de 35 anos de experiência, lidera uma equipe de especialistas em TI na Unisys que fornecem conhecimento e experiência para construir soluções de TI customizadas.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.