Olimpíadas: linhas de internet na França são cortadas em ataque

Ataques recentes afetam cabos de fibra óptica e serviços de telecomunicação na França

Author Photo
5:41 pm - 29 de julho de 2024
Imagem: Shutterstock

Diversos cabos de fibra óptica que fornecem serviços de banda larga em toda a França foram cortados durante a noite, no mais recente ataque à infraestrutura do país durante os Jogos Olímpicos. As conexões que atendem Paris e os Jogos Olímpicos não foram afetadas, conforme confirmado pela Orange SA, parceira de telecomunicações do evento.

Na madrugada desta segunda-feira (29), em Paris, os cabos de fibra foram cortados em nove departamentos, segundo a Agence France-Presse, incluindo Ardèche, Aude, Bouches-du-Rhône, Drôme, Hérault, Vaucluse, Marne, Meuse e Oise, segundo a Federação Francesa de Telecomunicações (SFR).

Leia também: 8 executivos de TI que praticam esportes olímpicos

A SFR, uma das principais operadoras de telecomunicações, informou que sua rede foi vandalizada entre 1h e 3h da manhã no horário de Paris (entre 20h e 22h no horário de Brasília) e que equipes estão trabalhando nos reparos. A empresa está utilizando rotas alternativas para redirecionar o tráfego, o que pode resultar na redução de velocidade do serviço.

Outras operadoras como Free (Iliad SA) e Netalis também foram impactadas e estão tomando medidas para contornar os problemas. A OVHcloud, provedora de serviços de nuvem, está redirecionando o tráfego para mitigar os impactos.

Este é o segundo caso de sabotagem à infraestrutura francesa nos últimos dias. Anteriormente, incêndios coordenados nas linhas ferroviárias francesas causaram interrupções nos serviços de trem antes da cerimônia de abertura, que aconteceu na última sexta-feira.

A França está em alerta máximo para possíveis sabotagens ou atos de violência direcionados ao evento. Medidas de segurança foram intensificadas em Paris antes da abertura dos Jogos, com cerca de 45.000 policiais e militares patrulhando a cidade, especialmente ao redor do rio Sena, onde foi realizada a cerimônia de abertura dos Jogos. Câmeras de vídeo equipadas com tecnologia de inteligência artificial estão sendo usadas para monitorar possíveis ameaças em tempo real.

O Ministério Público de Paris está analisando a situação em conjunto com autoridades regionais e pode iniciar uma investigação formal.

*Com informações da Bloomberg

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.