O que levar em conta ao adotar métodos ágeis

Agilista da Lambda3 explica os desafios do Agile e como montar times ágeis nas organizações

Author Photo
9:01 am - 17 de fevereiro de 2021
metodologias ágeis

É crescente a adoção de metodologias ágeis em empresas de diversos setores, mesmo entre as companhias que não são de base tecnológica. Com ciclos curtos de entrega e feedbacks durante o processo, os chamados ‘squads’ (com times multidisciplinares) se unem para desenvolver produtos e serviços. O objetivo é claro: melhorar o fluxo de entrega de projetos. Mas a implantação de métodos ágeis exige pontos de atenção.

Leia também: Startup BossaBox aposta em modelo de ‘squad as a service’

Em entrevista ao IT Forum, Barbara Oliveira, agilista da Lambda3, consultoria para produção, treinamento e desenvolvimento de software especializada em metodologias ágeis, explica quais os desafios de adotar o Agile e como montar times ágeis nas organizações. Leia a seguir:

IT Forum: Muito se fala sobre a adoção de metodologias ágeis e times ágeis como sustentação da jornada de transformação digital das empresas. No entanto, quais pontos de atenção as empresas devem ter para essa mudança para o Agile não falhar?

Barbara Oliveira, da Lambda3: O maior ponto de atenção aqui é que haverá falhas. Elas fazem parte de um ambiente caótico e complexo como temos dentro do cenário da TI. O importante é que os times estejam num ambiente seguro para errar rápido e aprender com os erros. Não estamos falando apenas de segurança do software ou do hardware, falamos principalmente para as pessoas. Sobre segurança psicológica, sobre haver um local onde se sintam seguras para explorar ideias e não ter medo de errar.

IT Forum: Quais os principais erros ou problemas na adoção de métodos ágeis pelas empresas?

Barbara: Dificilmente teremos resultados quando apenas impostos pela alta gestão. O ideal é que a alta gestão apoie iniciativas, que acontecem organicamente dentro dos projetos. Não serão somente o Scrum ou o Kanban os responsáveis pelas mudanças. Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa responder a mudanças, se adaptar e aprender rápido. É pouco provável que todas as respostas para os projetos estejam dentro de um único framework ou de uma metodologia específica.

IT Forum: Metodologia ágil funciona para toda e qualquer empresa?

Barbara: Cada empresa e projeto têm suas necessidades que precisarão de ferramentas adequadas para cada situação, com o objetivo de garantir entrega contínua e de qualidade de software, garantindo ritmo sustentável. Acredito que a Agilidade, com seu Manifesto, e o Modern Agile, com seus valores, foram elaborados para ambientes de desenvolvimento de software e funcionam muito bem aqui para qualquer empresa. Fora do núcleo de TI, temos outras iniciativas voltadas ao backoffice, por exemplo, o Manifesto do RH.

IT Forum: Como montar times ágeis numa empresa?

Barbara: Ter times multidisciplinares, isso é, ter pessoas de diferentes capacidades, técnicas e experiências que possam ser complementares. Além da evolução técnica de todos na troca de conhecimentos e experiências, evitamos dependência de outras áreas. Faz parte de uma boa iniciação de equipe aplicarmos técnicas de ‘team building’, justamente para que essas pessoas de contextos diferentes possam mirar num único objetivo.

IT Forum: Quais as vantagens de adotar metodologias ágeis? E as desvantagens?

Barbara: Por meio das metodologias ágeis, implementando ciclos curtos de entrega, podemos garantir algumas vantagens, como validar hipóteses mais rápido (priorizar entrega de valor), visão clara do trabalho a ser feito e métricas que apresentam evoluções das entregas (a cada ciclo). A desvantagem é a suposição de que agilidade é o mesmo que entregar mais rápido. Um dos valores do Modern Agile é entregue valor a todo instante. Perceba que focamos em valor. E o entregamos a todo instante, com o intuito de termos feedbacks frequentes para checarmos se estamos na direção correta do resultado de negócio esperado.

IT Forum: É preciso treinar os profissionais para esses novos formatos de trabalho?

Barbara: O profissional aplica treinamentos se julgar necessário. Embora não seja regra, geralmente é aplicável. E pode ser feito estabelecendo o papel de uma pessoa Agilista dentro dos projetos e em nível organizacional para que ela consiga guiar os times em busca de melhoria contínua. Entendo que este papel será responsável por habilitar as pessoas, definindo e disseminando o conhecimento dos processos utilizados.

IT Forum: Quais os desafios de implantar metodologias ágeis nas empresas? Os desafios são diferentes em startups?

Barbara: Começar algo novo em organizações é sempre um grande desafio. Então, entendo que a maior dificuldade seja as pessoas aderirem às mudanças por realmente acreditarem no valor delas e não somente executar um processo. Há muito tempo saímos da fase de apenas “apertar parafusos”, porém culturalmente acabamos indo por este caminho mais confortável.

Acredito que as startups tenham maior facilidade na adesão pelo baixo nível de hierarquia e maior horizontalidade dos papeis.

IT Forum: Em qual estágio estamos em termos de agilidade organizacional?

Barbara: Quando falamos de Agilidade, é possível dividi-la em três momentos: Agilidade olhando para os times; Agilidade ganhando escala em grandes organizações e Agilidade com foco no negócio. Acredito que, quando olhamos para o mercado nacional, estamos como um todo no momento de Agilidade em escala, e ainda mirando muito para certificações que garantam que a empresa “é ágil”. Porém, já estamos iniciando por aqui um movimento que, além de nos voltar aos valores e princípios, também foca muito em negócio

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.