O que faz um Chief Analytics Officer: o executivo que transforma dados em decisões

Profissional conduz a estratégia de análise de dados de uma organização, conduzindo mudanças de negócios relacionadas a dados

Author Photo
11:01 am - 03 de fevereiro de 2021

O Chief Analytics Officer (CAO) é um executivo de nível sênior que lidera as operações de data analytics de uma empresa, transformando dados em valor de negócios, e impulsiona mudanças de negócios relacionadas aos dados. O diretor de analytics geralmente se reporta ao CEO.

Função do diretor de analytics

O diretor de analytics supervisiona a coleta de dados de uma organização e seu uso para criar análises e modelos de inteligência de negócios. O CAO trabalha em estreita colaboração com o CIO para estabelecer a infraestrutura necessária para analytics. O profissional também pode ser responsável pela criação de data warehouses, estruturas de governança e gerenciamento de dados de fórmula e ferramentas de relatório e visualização.

Responsabilidades do Chief Analytics Officer

As principais responsabilidades do Chief Analytics Officer incluem:

  • Supervisionar a função de análise, incluindo data analytics e ciência de dados. A função define prioridades estratégicas para a função e identifica novas oportunidades de negócios com base em dados.
  • Colaborar com o C-suite. Conduzir a transformação de negócios com insights de dados requer estreita colaboração com Negócios e TI para entender as necessidades, gerar valor de negócios e comunicar resultados.
  • Construir recursos de analytics. O diretor de analytics é responsável por definir e conduzir as iniciativas de analytics e inteligência de negócios. Isso geralmente inclui avaliar o estado atual dos dados e recursos analíticos, desenvolver uma estratégia analítica, trabalhar com a função de TI para desenvolver a infraestrutura de dados e criar e executar um roteiro de desenvolvimento de produto.

Nomear um diretor de analytics envia um sinal poderoso para toda a organização sobre a importância do data analytics. Chris Mazzei trabalhou na consultoria da gigante EY por quase 20 anos antes de se tornar o primeiro Chief Analytics Officer da empresa em 2014.

“A EY estava em processo de lançamento de uma nova estratégia global”, diz ele. “Tínhamos uma nova cadeira e um novo CEO. Estava cada vez mais óbvio para a equipe de liderança como os dados e analytics seriam importantes para o futuro e também como eles já estavam começando a afetar todos os nossos negócios existentes”.

Na época, diz ele, muitos dos líderes de negócios da EY estavam usando dados de várias maneiras, mas “eles não foram unidos de uma maneira que pensamos fazer sentido”, diz ele. “Não tínhamos um alto grau de confiança de que poderíamos nos mover tão rápido quanto queríamos”. Embora a maioria das funções de analytics ainda ocorra nas unidades de negócios da EY, Mazzei agora lidera uma equipe global encarregada de fornecer ferramentas de analytics em toda a EY e ajudar a acelerar o movimento em direção a uma empresa mais orientada para analytics.

Trazer analytics para a tomada de decisões provará rapidamente seu valor, acrescenta. Por exemplo, uma empresa de capital privado que estava planejando comprar uma empresa de alimentos ao consumidor contratou a EY para realizar a devida diligência antes que o negócio fosse finalizado. Como Mazzei e sua equipe acreditam que a análise de mídia social pode agregar percepções valiosas a esse processo, a empresa implantou duas equipes, uma fazendo uma análise financeira tradicional e a outra fazendo uma análise de mídia social também.

A análise das redes sociais revelou-se um grande problema. “Vimos em algumas categorias que começava a haver um sentimento cada vez mais negativo em relação ao sabor de alguns produtos”, diz Mazzei. “Investigamos um pouco e descobrimos que havia um grande problema de qualidade em algumas de suas fábricas. Isso levou a empresa de private equity a não fazer o negócio, e nunca teríamos descoberto isso em uma due diligence financeira tradicional, porque ela ainda não havia trabalhado seu caminho para os resultados financeiros”.

Chief Analytics Officer x Chief Data Officer

A função de Chief Analytics Officer é frequentemente vista como intercambiável com a de Chief Data Officer. Ao fazer pesquisas sobre a função, a empresa de pesquisas Gartner não faz distinção entre as funções de Chief Analytics Officer, Chief Data Officer e Chief Data e Analytics Officer.

“A palavra ‘analytics’ é mal compreendida”, explica Andrew White, Vice-Presidente de Pesquisa e Analista Distinto do Gartner. Diferentes organizações dão leituras diferentes ao termo, e algumas usam frases como “business intelligence” ou “gestão do conhecimento”, diz ele. Como resultado, o diretor de analytics pode vir de dois lugares, diz. “Ou o papel é intercambiável com o diretor de dados, ou então a empresa quer uma função estratégia analítica que forneça relatórios para todos. Em algumas empresas, isso é função do diretor de dados; em outras, pode ser um corpo separado”. No longo prazo, ele prevê, “os cargos serão transformados em Chief Data Officer”.

Outros fazem a distinção de que a responsabilidade do diretor de dados é gerenciar dados, uma função de tecnologia, enquanto a responsabilidade do diretor de analytics é liderar o data analytics, uma função de negócios. Os diretores de analytics geralmente têm formação em ciência de dados, ao passo que os diretores de dados não.

Alguns acreditam que, embora o gerenciamento de dados e a condução da análise de dados sejam duas funções diferentes, ambos deveriam pertencer à mesma pessoa. “Se você olhar para a evolução dos títulos, a maioria dos líderes em analytics e dados deseja possuir tanto a estratégia de dados quanto a analytics”, diz Guy Gomis, sócio da empresa de recrutamento BrainWorks. “Por causa desse interesse e porque faz sentido, a maioria das empresas inteligentes está combinando as duas funções em uma”. Mas outros argumentam que há uma diferença sutil, mas importante, entre um diretor de dados e um diretor de analytics e essa diferença tem a ver com a transformação de dados em benefícios de negócios mensuráveis. “Acho que ‘analytics’ descreve melhor o desafio para a organização do que ‘dados’”, diz Colin Zima, Diretor de Analytics da plataforma de análise de dados Looker. “Prefiro ser o diretor de analytics do que o diretor de dados”, acrescenta.

Qualquer que seja o nome da posição, a NewVantage Partners descobriu que a função ainda está em seus estágios de formação. Em sua pesquisa “2020 NewVantage Partners Big Data and AI Executive”, a empresa descobriu que 72% das empresas afirmam que a função de Chief Data Officer/Chief Data and Analytics Officer continua indefinida, e apenas 28% dos entrevistados a descreveram como bem-sucedida e estabelecida. Além disso, a NewVantage descobriu que 49% das empresas (contra 38%, em 2019) estão procurando pessoas de fora para preencher a função, em vez de promover alguém de dentro.

O que procurar em um Chief Analytics Officer

Qual é o histórico ideal para um CAO? “Se você olhar para trás e olhar para o trabalho, em geral, analytics e inteligência de negócios são frequentemente realizadas por tipos de pessoas muito diferentes da ciência de dados”, diz Chris Galy, Diretor de Pessoal do mercado imobiliário Ten-X. “Analytics e inteligência de negócios agregam um monte de dados e tentam fazer insights significativos para encaminhar uma iniciativa de negócios ou cultura dentro de uma empresa. Cientistas de dados são pessoas muito diferentes, pensando em arquitetura”.

“Um diretor de dados provavelmente é uma pessoa de tecnologia que está no gerenciamento de dados e entende a qualidade e os processos de dados”, diz Justin Cerilli, Chefe de Prática de Dados e Analytics da consultoria Russell Reynolds Associates. “Eles têm experiência em tecnologia, mas não são cientistas de dados profundos. Nós os vimos vindos de grandes empresas de serviços como a Accenture”. Os executivos de analytics têm experiência profunda em ciência de dados, diz ele. “Alguns vêm de empresas como McKinsey ou Bain”.

Mas é um erro focar apenas nas habilidades “difíceis” dos dados, porque dominar a dinâmica organizacional e espalhar a palavra sobre os benefícios do data analytics pode ser a parte mais importante do trabalho. “Frequentemente, as pessoas que ocupam cargos de chefia se tornam responsáveis pela mudança organizacional e adoção organizacional”, diz Karen Crone, Diretora de Recursos Humanos da empresa de gestão de capital humano Paycor. “Isso remete a pintar um quadro e compartilhar uma visão”, diz ela. “Você está assumindo a propriedade e a responsabilidade pelo todo em uma função principal. Se estou levando meus próprios dados de RH para uma pessoa de analytics e pedindo ajuda, ou dados de vendas para o líder de vendas e assim por diante, isso é diferente de alguém sentado no topo da organização entendendo as interrelações de dados de vendas e dados de RH. Essa é a diferença entre serviço e evangelismo”.

Como ter sucesso como Chief Analytics Officer

A EY descobriu que cerca de dois terços das empresas que fizeram um grande investimento em data analytics não conseguiram ver os resultados – “e uma boa parte disso é liderança”, diz Mazzei. “Descobrimos que no início do ciclo de vida de ter essa função em vigor, as organizações tendem a se concentrar desproporcionalmente nas capacidades técnicas do indivíduo nessa função”. Habilidades em tecnologia e ciência de dados são “necessárias, mas insuficientes”, diz ele.

“Descobrimos que existem dois ou três elementos-chave de que uma pessoa nesta função precisa. É um papel de inovação. Eles precisam entender o negócio profundamente e ver no modelo de negócios da empresa onde há oportunidades para agregar valor e como elas podem ajudar a criar diferenciação competitiva. E então eles precisam ser um arquiteto de soluções que possa projetar algo que possa impactar os negócios”, diz ele.

Não apenas isso, diz Mazzei, mas o CAO deve ocupar o meio-termo entre as equipes de negócios e de tecnologia. “Eles precisam construir relacionamentos realmente fortes e produtivos dentro da organização. Isso atrapalhou muitos CAOs dos nossos clientes”.

Esses relacionamentos são vitais porque, para agregar valor, um CAO deve ser capaz de incutir novas maneiras de fazer as coisas em toda a organização. Se um CAO está fazendo o trabalho certo, “você está mudando os processos de negócios”, diz ele. “Você está usando um tipo muito diferente de percepção para ajudar a empresa a tomar decisões”.

Salário do Chief Analytics Officer

De acordo com o site de empregos e recrutamento Glassdoor, o salário médio do diretor de analytics nos Estados Unidos é de US$ 200.000,00 por ano, com a faixa superior de salário de US$ 375.000,00 por ano.

Cargos de Diretor de Analytics

Uma pesquisa recente por empregos de Chief Analytics Officer no LinkedIn mostrou cargos disponíveis em uma variedade de setores, incluindo saúde e serviços financeiros.

Uma amostra das descrições de cargos de diretor de analytics mostra as principais áreas de responsabilidades da função, como: estabelecer uma visão de longo prazo para dados e analytics; desenho de processos operacionais; liderar e desenvolver uma equipe central de cientistas de dados e gerentes de projeto; colaborar com as partes interessadas para integrar conjuntos de dados e desenvolver estratégias baseadas em dados a serviço dos objetivos declarados; e desenvolver recursos de analytics em toda a organização por meio da implementação de tecnologia, melhores práticas e treinamento.

As empresas estão procurando, por exemplo, líderes de equipe com experiência em gerenciamento, excelentes habilidades analíticas combinadas com um forte entendimento das prioridades de gerenciamento e visão de como os dados podem ser usados para otimizar serviços.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.